Dois canhões históricos foram encontrados durante a escavação de uma obra na Cidade Baixa, em Salvador. A estimativa é de que as peças sejam do período entre os séculos XVII e XVIII e que foram usadas na linha de defesa da cidade. As informações foram divulgadas pela prefeitura nesta quinta-feira (3).
Os canhões estavam posicionados voltados para o mar. Os objetos serão encaminhados para ações de curadoria e acondicionamento adequado em uma instituição de guarda que acompanhou a pesquisa arqueológica.
Leia também:
Pela localização, é provável que os canhões ficassem atrás do antigo Forte da Laje, que já não existe mais e que é confundido por muitos com o Forte de São Marcelo. Informações prévias revelam que ao menos um dos canhões não estava na posição original.
De acordo com a administração, a escavação compreende o projeto de urbanização e arquitetura da Rua da Conceição da Praia e Praça Irmãos Pereira. A área contém espessa camada de aterro, podendo atingir até 3,5 metros de profundidade.
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional na Bahia (Iphan-BA) tem acompanhado e fiscalizado a correta preservação dos vestígios encontrados. É responsabilidade do Instituto fiscalizar obras e assegurar que as pesquisas arqueológicas sejam devidamente realizadas.
“Os achados são uma evidência material respaldada em iconografia da época, que materializa referências históricas da primeira capital do nosso país”, destaca o arqueólogo do Iphan-BA, Alexandre Colpas.
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!