icone de busca
iBahia Portal de notícias
Programação especial

Cardeal presidirá missa de Corpus Christi na Catedral Basílica

Logo após a Celebração Eucarística, os fiéis sairão em procissão pelas principais ruas do Centro Histórico

foto autor

Redação iBahia

07/06/2023 às 12:10 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

				
					Cardeal presidirá missa de Corpus Christi na Catedral Basílica
Foto: Divulgação / Arquidiocese de Salvador

No dia 8 de junho, se celebra a Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo - mais conhecido como Corpus Christi. E na Catedral Basílica de Salvador - Sé Primacial da Igreja, o Arcebispo e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, presidirá a Missa Solene, às 9h.

Logo após a celebração, os fiéis sairão em procissão, passando pela Praça da Sé, Rua da Ajuda, Rua Chile, Praça Thomé de Souza, Rua da Misericórdia, retornando pela Praça da Sé e contornando o Terreiro de Jesus, até o adro da Catedral, onde haverá a bênção do Santíssimo Sacramento.

Leia também:

Sobre o Corpus Christi

No Brasil, a primeira manifestação pública de louvores à Eucaristia aconteceu na cidade de Salvador, na Bahia, no ano de 1549. De acordo com o calendário litúrgico, a Solenidade de Corpus Christi acontece sempre na quinta-feira seguinte à Solenidade da Santíssima Trindade. Contudo, é importante lembrar que o dia de comemoração do Sacramento da Eucaristia é a Quinta-feira Santa, dia em que foi instituída, enquanto que a festa de Corpus Christi se constitui como a confirmação da presença amorosa de Jesus.

No mundo, a Solenidade do Santíssimo Sacramento do Corpo e Sangue de Cristo teve início em Liége, na Bélgica, no século XII. Na época, Juliana de Monte Cornillon, superiora da Abadia de Cornillon, teve uma visão da Igreja sob a aparência de lua cheia com uma mancha negra, que significava a ausência desta solenidade.

Diante disso, a abadessa comunicou as aparições ao então bispo de Liége e ao Papa Urbano IV. Na época, o pontífice, que morava em Orvieto, na Itália, também foi comunicado sobre um milagre eucarístico que aconteceu em uma cidade próxima, chamada Bolsena. Foi neste local que o padre Pedro de Praga celebrou a Missa na cripta de Santa Cristina e, ao ter dúvidas sobre o sacramento da Eucaristia, presenciou que, após a consagração, da hóstia consagrada pingaram gotas de sangue sobre o corporal.

Ao saber sobre o que tinha acontecido, o Papa Urbano IV ordenou ao bispo, Dom Giacomo, que levasse as relíquias de Bolsena a Orvieto, o que aconteceu em procissão. Quando o Santo Padre encontrou os fiéis caminhando na entrada da cidade, diante da relíquia eucarística, pronunciou as palavras “Corpus Christi” (Corpo de Cristo).

Movido pelo milagre, o Papa Urbano IV instituiu, em 1264, por meio da bula Transiturus de hoc mundo, a Solenidade de Corpus Christi. Pouco tempo mais tarde, com a morte do Papa Urbano IV, a difusão da festa ficou um pouco prejudicada. Porém, o seguinte Papa, Clemente V, no Concílio Geral de Viena (1311), ordenou que a festa fosse realizada, e em 1317 o Papa João XXIII promulgou o decreto, estendendo a Solenidade para toda a Igreja.

A procissão que acontece após a Missa de Corpus Christi foi adotada pelos Papas Martinho V e Eugênio IV, passando a serem realizadas a partir do século XIV. Já no ano de 1500, o Concílio de Trento declarou que “Seja celebrado este excelso e venerável sacramento com singular veneração e solenidade; e reverente e honradamente seja levado em procissão pelas ruas e lugares públicos”.

Solenidade de Corpus Christi na Arquidiocese de Salvador

  • QUANDO: 8 de junho
  • ONDE: Catedral Basílica do Santíssimo Salvador (Praça Quinze de Novembro, s/n, Terreiro de Jesus)
Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Salvador