icone de busca
iBahia Portal de notícias
SALVADOR

Cerca de 40% dos alunos da rede municipal não retornaram às aulas

Segundo Secretaria Municipal de Educação (Smed), foram matriculados 147.533 alunos nas escolas públicas do município; destes, mais de 50 mil não retornaram

foto autor

Redação iBahia

23/02/2022 às 12:15 • Atualizada em 31/08/2022 às 17:36 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
Foto: Divulgação / Secom
As aulas presenciais da rede municipal de Salvador começaram no dia 3 de fevereiro, mas cerca de 40% dos alunos ainda não retornaram às escolas. Segundo a Secretaria Municipal de Educação (Smed), foram matriculados 147.533 alunos nas escolas públicas do município. Desses, mais de 50 mil não retornaram.

A secretaria diz que ainda não há uma evasão escolar porque as aulas presenciais foram retomadas há três semanas. A pasta informou que vai usar agentes de Educação para fazer uma busca ativa, ou seja, visitar as famílias, para incentivar o retorno dos estudantes às escolas.

Por causa da pandemia, de março de 2020 a maio de 2021, as aulas da rede municipal de ensino foram dadas de forma virtual. A partir de de maio, a prefeitura anunciou a adoção do modelo híbrido. No entanto, a maioria dos professores decidiu não voltar às salas até que toda a categoria estivesse completamente imunizada.

No dia 13 de maio, os professores decidiram entrar em estado de greve e continuar a aulas de forma remota, após reunião do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB). O acordo entre a prefeitura e a ALPA-BA só aconteceu em agosto e a partir disso houve o retorno dos professores às escolas com atividades semipresenciais.

Foto: Divulgação / Secom

Protocolos de segurança

Para o retorno às aulas presenciais, a Prefeitura determinou protocolos de segurança contra a Covid-19. Os cuidados já conhecidos, como uso de máscara, higienização das mãos e o distanciamento social, são os principais pontos. Além disso, outras medidas são:

  • Disponibilização de totem com álcool na entrada da unidade escolar e dispersores com o produto em todas as dependências da escola;
  • As cadeiras terão o distanciamento de 1,5m;
  • O uso de máscara será obrigatório;
  • A distância dos estudantes nos intervalos será observada pelos professores e funcionários;
  • Os alunos da Educação Infantil (0 a 5 anos) não serão obrigados a utilizar máscaras durante as aulas ou para acessar a escola, no entanto devem ser orientados a evitar o contato físico;
  • Os alunos portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA) não serão obrigados a utilizar máscaras, conforme o parágrafo único do art. 2º do Decreto Municipal nº 33.719, de 3 de abril de 2021.

Leia mais notícias de Salvador em iBahia.com.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Salvador