A Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon) notificou, nesta sexta-feira (12), a Internacional Travessias Salvador (ITS) após uma nova colisão entre ferries na quinta-feira (11).
O órgão pediu esclarecimentos a responsável pela operação do sistema sobre das colisões, tanto de quinta quanto as ocorridas em fevereiro. A ITS tem um prazo de 20 dias para responder à notificação. Caso não seja feito, estará sujeita à possibilidade de aplicação de multa, que varia de R$900 a 9 milhões.
Leia também:
A Codecon informou que a Internacional Travessias Salvador deverá apresentar informações detalhes sobre a causa das colisões, as providências que estão sendo tomadas para prevenir novos acidentes e os procedimentos adotados para garantir a segurança dos passageiros.
De acordo com o Correio*, o diretor-geral da Codecon, Zilton Netto, declarou que a empresa tem a responsabilidade de melhorar o transporte e que, a Codecon está atenta à notícias.
"A Codecon está atenta às notícias sobre as colisões envolvendo os ferries da Internacional Travessias Salvador, que têm colocado em risco a segurança dos cidadãos que utilizam o serviço. Por isso, notificad a empresa e encaminhamos cópia da notificação para o Ministério Público do Estado da Bahia, solicitando que a ITS apresente esclarecimentos sobre as medidas tomadas para evitar tais incidentes e garantir que a segurança dos consumidores seja preservada", declarou ao veículo.
Em nota, a Internacional Travessias Salvador confirmou o recebimento da notificação e afirma que "o setor jurídico já está atuando e prestará esclarecimentos ao órgão dentro do prazo determinado".
Batida entre ferries
Na tarde de quinta-feira (11), uma nova batida entre ferries foi registrada. Imagens registradas pelos passageiros que estavam na embarcação mostram o momento da colisão. Veja vídeo:
Em nota, a ITS informou que o "vídeo registra um procedimento dentro do padrão de atracação da embarcação, mesmo com o encontro entre os ferries. A manobra ocorreu com êxito, mas feita sob dificuldades, por conta do mau tempo (vento, chuva e condição da maré)".
Ainda segundo a empresa que administra o ferry, por conta das condições climáticas adversas, a embarcação Zumbi dos Palmares foi retirada da operação e voltou a operar nesta sexta-feira (12).
Vistoria e Docagem
Nesta sexta-feira, a embarcação Dorival Caymmi está em vistoria. Além disso o ferry Ivete Sangalo está em docagem, realizando uma reforma completa da embarcação.
Já o ferry-boat Rio Paraguaçu e Pinheiro estão em manutenção corretiva, ou seja, o setor de manutenção atua quando um problema aparece.
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!