A sede centenária do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), no bairro da Barroquinha, em Salvador, foi reaberta na tarde desta segunda-feira (6). O local estava fechado para reformadas feitas pelo Governo do Estado.
O governador Jerônimo Rodrigues esteve presente no ato solete e foi recebido com honras militares pelo comandante geral da corporação, Adson Marchesini, além da banda de música maestro Wanderley. Também estiveram preentes o vice-governador Geraldo Júnior, do Secretário de Segurança Pública (SSP), Marcelo Werner e outras autoridades.
Leia também:
O chefe de estado esteve presente no local para ver o resultado da reforma, que contou com um aporte de R$ 1,7 milhão para a realização de impermeabilização da estrutura, pintura, manutenção das instalações elétricas e hidrossanitárias, revitalização e restauração de fachadas e outros trabalhos de melhoria. A sede foi a primeira casa do Corpo de Bombeiros no estado e existe desde março de 1917.
O comandante geral do Corpo de Bombeiros, Adson Marchesini, contou em coletiva de imprensa que, por ser a mais antiga da Bahia, a sede da Barroquinha é muito importante para a corporação e que a requalificação mantendo a estética original do casarão, que é tombado pelo Ipac, é uma forma de preservar a história da instituição.
“O Corpo de Bombeiros busca em um futuro bem próximo criar o Centro Cultural do Corpo de Bombeiros, onde pretendemos recuperar peças, equipamentos e viaturas para trazer crianças, jovens e turistas em geral, para conhecer um pouco da nossa história e esse quartel é o mais qualificado para isso”, ressaltou o comandante.
Durante a entrega, bombeiros revisitaram antigos equipamento históricos, como a primeira viatura do Corpo de Bombeiros. Além disso, também foi um momento de demonstrar o uso do veículo autoescada, com plataforma área, que foi entregue pelo Governo do Estado, através da da Secreteria de Segurança Pública (SSP).
O governador Jerônimo e o vice-governador Geraldo Júnior testaram o equipamento e subiram os 60 metros alcançados pelo veículo de resgate – a altura equivale a um prédio de 20 andares. O investimento no veículo foi de quase R$ 7 milhões.
O momento também foi de apresentação de simulações de resgate em altura, combate a incêndio em ambientes confinados, resgate de vítimas presas em ferragens ou outras situações envolvendo trauma (atendimento pré-hospitalar) e uso de equipamentos hidráulicos. As autoridades conheceram o carro autobomba tanque salvamento, que carrega água, faz salvamentos e combate incêndios e os cães resgatistas do Corpo de Bombeiros.
Leia mais sobre Salvador no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!