Três empresas interessadas em participar da licitação do sistema de transporte coletivo de Salvador (Consórcio Jaguaribe, Consórcio Plataforma e Consórcio Salvador Norte) apresentaram suas propostas comerciais e de habilitação na tarde desta segunda-feira (14), no auditório da Secretaria Municipal de Urbanismo e Transporte (Semut). Depois de vistadas pelos concorrentes, as propostas agora serão analisadas pela comissão de licitação. Após essa etapa, será realizada uma sessão de abertura dos envelopes de habilitação das empresas que vencerem a primeira fase. O direito exploração dos serviços será concedido à empresa que apresentar o maior valor de outorga. Os recursos do pagamento da outorga serão reinvestidos em transporte público e na infraestrutura de mobilidade. A tarifa inicial é de R$ 2,80, com previsão de revisão a cada quatro anos, baseada na variação no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). O primeiro reajuste deverá ocorrer somente em janeiro de 2015.
O edital de licitação estava disponível desde maio de 2014 na secretaria para que as empresas e a população tivessem acesso. Com a licitação, a média de idade da frota de ônibus, que já chegou há dez anos, vai diminuir para 3,5, até 2016. Os coletivos também serão adaptados para utilização de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, além de possuírem sistema de ventilação forçada, dando maior conforto aos usuários.
Outras inovações dizem respeito à adoção do sistema de monitoramento da frota, realizado em tempo real por meio de GPS, e que deverá tornar mais rigorosa a fiscalização da oferta de linhas de acordo com a demanda de passageiros.
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade