icone de busca
iBahia Portal de notícias
SALVADOR

Defensoria pede mudança de nome do IML Nina Rodrigues

Raimundo Nina Rodrigues defendeu teses racistas em suas obras

foto autor

Redação iBahia

22/03/2022 às 16:19 • Atualizada em 31/08/2022 às 3:28 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
Foto: Divulgação / DPE-BA
A Defensoria Pública da Bahia, por meio da Coordenação da Especializada de Direitos Humanos, enviou nesta segunda-feira (21) ao Governo do Estado a recomendação da mudança do nome do Instituto Médico Legal Nina Rodrigues, como "forma de combater o racismo institucional".

O IML de Salvador homenageia o médico Raimundo Nina Rodrigues, fundador da criminologia brasileira moderna. Segundo a Defensoria, o médico "produziu obras como 'As raças humanas e a responsabilidade penal no Brasil', apontado pela coordenação pelo forte conteúdo racista, chegando a afirmar que a população negra e 'mulata' possuía capacidade mental incompleta, de forma que deveriam ser aplicadas regras diversas a estas pessoas".

"Dessa forma, se mostrou necessária a recomendação da mudança do nome a fim de garantir o enfrentamento ao racismo institucional, uma vez que esta unidade do IML é o maior e mais importante equipamento público voltado para a emissão de laudos de óbitos de causas naturais ou violentas do Estado da Bahia, servindo, inclusive, de referência técnica e institucional para todo o país", diz a nota do órgão.

Leia mais sobre Salvador em iBahia.com e siga o portal no Google notícias.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Salvador