Foto: Reprodução/TV Bahia
A Defesa Civil de Salvador (Codesal) emitiu, na manhã desta sexta-feira (04), um alerta de alagamentos e deslizamentos de terra em Salvador. O motivo é a intensidade das chuvas, que começou desde a quinta (03). Nas últimas 24h, Fazenda Grande do Retiro e Pernambués foram os bairros que mais acumularam chuvas. Ambos registraram 62,8 mm e 58,8 mm, respectivamente. Além dessas comunidades, entraram na lista:
- Centro - 56,4 mm
- Cabula - 55,8 mm
- Boca do Rio - 55,4 mm
- Matatu - 55,2 mm
- Mussurunga - 55,0 mm
- Pituaçu - 55,0 mm
- São Cristóvão - 54,6 mm
- Brotas - 54,0 mm
Ainda de acordo com a entidade, o motivo das fortes chuvas é um fenômeno chamado de 'cavado', que ocorre quando em uma região da atmosfera se forma uma ondulação do fluxo de ventos e onde há também uma tendência à queda da pressão atmosférica. A intensificação dos ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico aumenta a chance de continuidade da chuva até o próximo domingo, quando o sistema começará a enfraquecer.
A previsão de hoje é de céu nublado com chances de até 90% de chuvas fracas a fortes, acompanhadas de trovoadas. Há possibilidade de acionamento do Sistema de Alerta e Alarme ao longo do dia.
Dados divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), 160 raios caíram em Salvador nas últimas 24h.
Ocorrências
A Defesa Civil de Salvador (Codesal) recebeu 124 solicitações até às 11h51 Foram registrados: 20 ameaças de desabamento, 2 ameaças de desabamento de muro, 25 ameaças de deslizamento, 9 árvores com ameaça de queda, 4 árvores caídas, 6 avaliações de áreas, 25 avaliações de imóveis alagados, 1 desabamento de imóvel, 5 desabamentos parciais, 22 deslizamentos de terra, 1 destelhamento, 3 infiltrações, e 1 pista rompida. Na quinta-feira (3), foram registrados mais de 150 ocorrências na capital baiana. A Codesal, que integra a categoria de serviços essenciais do município, permanece com o plantão 24 horas atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199.
Leia mais sobre as chuvas em Salvador no ibahia.com e siga o portal no Google Notícias
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!