Entre os dias 21 e 22 de julho, a plataforma literária 'Diálogos Insubmissos de Mulheres Negras (DIMN)' comemora cinco anos de existência com eventos que contarão com a participação de da poeta, ensaísta e dramaturga, Leda Maria Martins.
Autora da pesquisa/livro "Performances do tempo espiralar, poéticas do corpo-tela", ela escreve sobre corpos afro-brasileiros, que descendem de vários grupos étnicos africanos, recriaram seus laços com a cultura do teu povo pela oralidade dos mais velhos, por práticas performativas que celebram o corpo como memória.
Leia também:
As atividades possuem parcerias com a Fundação Luxemburgo e apoio institucional da Sala de Arte - Cinema do Museu e Restaurante Roma Negra, no Pelourinho, que recepcionarão os eventos.
No dia 21 de julho, o Cinema do Museu, no Corredor da Vitória, realiza a oficina "Escritas e memórias insubmissas de mulheres negras", das 14h às 17h, ministrada pela doutoranda em Literatura e Cultura - UFBA, Dayse Sacramento.
"Vamos refletir sobre diversos discursos literários e as transformações ocorridas a partir das emergências sociais nos textos selecionados. Em um viés mais contemporâneo, traremos ainda a insubmissão da memória de mulheres negras jovens na cena da literatura produzida nos SLAMs", explica Dayse.
As inscrições acontecem no local e dia da oficina, conta com 20 vagas, e podem ser realizadas a partir das 13h. Os textos serão distribuídos gratuitamente.
Mais programação
No mesmo dia, a partir das 19h, o Cinema do Museu recebe a Conferência Insubmissão e Insurgência da Memória de Mulheres Negras no Brasil, com a professora Dra. Leda Maria Martins e mediação Dayse Sacramento.
Já no dia 22 de julho, às 19h, acontece o lançamento do livro Performances do tempo espiralar, poéticas do corpo-tela - coleção Encruzilhada, Editora Cobogó -, da Leda Maria Martins, no Restaurante Roma Negra.
Aberto ao público, o lançamento terá participação da doutora em artes Evani Tavares, que desenvolve pesquisa sobre processos criativos, estéticos e pedagógicos, fundados nas culturas negras.
Para quem quiser adquirir a obra de Leda Maria Martins, o livro estará sendo vendido no local por R$68.
Leia mais sobre Salvador no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!