icone de busca
iBahia Portal de notícias
"Não comia nada"

Doméstica baiana denuncia patroa por ser proibida de comer no trabalho

Andréa Batista entrou na Justiça em busca da cobrança de direitos trabalhistas

foto autor

Redação iBahia

21/07/2023 às 10:33 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

				
					Doméstica baiana denuncia patroa por ser proibida de comer no trabalho
Foto: Reprodução/Globo

A empregada doméstica Andréa Batista, de Salvador, entrou na Justiça contra os ex-patrões para a cobrança de direitos trabalhistas. Segundo denunciou ao "Profissão Repórter" desta semana, eles instalaram uma câmera na cozinha da casa para vigiar se ela pegava comida da geladeira.

Para a denúncia, ela entrou em contato com a assessoria jurídica do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Domésticas da Bahia (Sindoméstico-BA).

Leia também:

“Eu chegava às 6h e saía entre 19h30 e 20h. Não comia nada, não me davam nada”, relatou Andréa ao advogado do sindicato. Ela ainda afirmou que era comum passar fome no trabalho porque não podia comer nada no local.

"[Instalaram a câmera] para ver se eu mexia na geladeira, na panela em cima do fogão, para ver se comeu. Tudo que eu faço, faço questão de fazer na cozinha para ela [patroa] ver. Até para mexer na minha bolsa, eu faço na cozinha", disse a doméstica.

“Você fazer com que a pessoa cozinhe e não possa comer, isso é muito forte e é muito feio. Ela tem que levar e, quando não tem o que levar, passar fome”, explicou o advogado ao programa.

Andréa ainda compartilhou uma troca de mensagens com a ex-patroa, onde ela pede que a doméstica a espere em casa, mesmo após ter terminado todo o serviço.


				
					Doméstica baiana denuncia patroa por ser proibida de comer no trabalho
Foto: Reprodução/Globo

"Eu não almocei, eu não ia ficar aí o dia inteiro de barriga vazia, sem almoçar e sem comer nada. Eu não tinha mais nada para fazer [...] Eu tava com fome", responde ela.

A equipe do programa chegou a acompanhar a baiana até a audiência, mas a ex-patroa não apareceu. Procurados, os ex-patrões não quiseram gravar entrevista e se explicaram por meio de uma mensagem.

"Em atenção ao seu contato, venho informar que as acusações da senhora Andréia não são verdadeiras. A audiência marcada para a ação trabalhista ocorrerá no dia 09/08/2023 quando será provado que as acusações que nos foram feitas são inverídicas e difamatórias", disseram.

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Salvador