icone de busca
iBahia Portal de notícias
SALVADOR

Embasa registra média de 1.500 hidrômetros substituídos em SSA

Quatro imóveis no Rio Vermelho ficaram sem água devido ao furto de quatro hidrômetros

foto autor

13/02/2014 às 16:08 • Atualizada em 02/09/2022 às 3:43 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
No último ano, a Embasa registrou uma média de 1.500 hidrômetros substituídos por motivo de furto em Salvador. Segundo a Empresa, isso representou um prejuízo econômico da ordem de R$ 126 mil com a perda do equipamento e da água desperdiçada. Em entrevista ao iBahia, o superintendente de abastecimento de água de Salvador e Região Metropolitana da Embasa, José Moreira, disse que, ao longo do ano, uma média de 100 a 120 hidrômetros são furtados por mês e foi verificado que há um acréscimo no índice de furtos nas proximidades do Carnaval e do Natal. Segundo ele, as ocorrências de furto de hidrômetros são pulverizadas, mas se concentram no Subúrbio Ferroviário e Rodoviário, sendo muitas registradas também no Pelourinho. Moreira explicou ainda que, apesar dos hidrômetros servirem apenas para medir o consumo de água, os equipamentos têm a carcaça feita de ferro e, quando furtados, são vendidos em ferros-velhos. Na manhã desta quinta-feira (13), técnicos da Embasa constataram o furto de quatro hidrômetros na avenida Osvaldo Cruz, no Rio Vermelho, no trecho entre o supermercado Bompreço e o Banco do Brasil. Segundo a empresa, o furto deve ter ocorrido na madrugada e, com a remoção dos medidores de consumo de água, muita água jorrou durante horas em via pública, dificultando o tráfego de veículos e de pessoas, assim como causando a falta de abastecimento nos imóveis que sofreram a ação criminosa.
Uma equipe da Embasa foi ao no local para instalar novos medidores. Outro furto na mesma avenida, desta vez na Escola Municipal Osvaldo Cruz, aconteceu na terça-feira (11) e deixou professores e alunos sem acesso a água durante todo o turno da manhã, de acordo com a empresa.
Ainda segundo a Embasa, a retirada do hidrômetro sem uso de violência durante o período noturno é tipificado no artigo 155 do Código Penal Brasileiro como furto qualificado e prevê pena de dois a oito anos de prisão. Denúncias de furto de água e de hidrômetro podem ser feitas à empresa através do telefone 0800 0555 195.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Salvador