A Escola de Música da Universidade Federal da Bahia (EMUS/ UFBA) e o programa socioeducativo Rumpilezzinho, ambos localizados em Salvador, ganharam o Prêmio Profissionais da Música nas categorias "melhor universidade" e "escola" de música do país.
A EMUS foi destaque também na subcategoria "professor universitário: canto", com a indicação da professora Ana Paula Albuquerque, que leciona no curso de Música Popular desde 2010.
Leia também:
Competiram contra a Escola de Música da UFBA a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Universidade Estadual de Campinas, Universidade de Brasília e a Universidade Federal de Minas Gerais. A EMUS foi fundada hpa quase 70 anos, durante a gestão do Reitor Edgar Santos.
Através dela, a UFBA desenvolve programas desde a iniciação infanto-juvenil, Curso Básico, curso de graduação e cursos de Pós-graduação. A EMUS possui grupos de orquestra sinfônica, madrigal, banda sinfônica, orquestra de câmara e outros grupos de música.
No caso do Rumpilezzinho, programa socioeducativo criado pelo maestro e educador Letieres Leite, a disputa fou contra a Bituca - Universidade de Música Popular, Casa Som Amazônia, Conservatório de Música de Tatuí, Escola de Música de Brasília e a Escola Portátil de Música.
Voltado para jovens e profissionais, o programa têm interesse em pesquisar matrizes musicais e culturais afro-brasileiras. Além disso, o Rumpilezzinho tem como objetivo qualificar musicistas como sujeitos de memória e potencial profissional para inserção no mercado.
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!