As aulas da rede municipal da região de Cosme de Farias foram retomadas. Segundo informações da Secretaria de Educação (Smed), as atividades nas escolas Lélis Piedade, Olga Figueiredo e Saturnino Cabral só foram normalizadas nesta quinta (3), isso porque os pais não tinham aderiram a retomada pela insegurança.
As aulas foram suspensas no dia 1 de agosto. O funcionamento foi afetado após uma troca de tiros entre policiais militares e suspeitos, que deixou quatro mortos. Mais de mil estudantes ficaram afetados. As quatro mortes aconteceram na rua Jaguarari. De acordo com a Polícia Militar, agentes da Companhia Independente de Policiamento Tático (CIPT) Rondesp Atlântico faziam rondas na região, quando receberam denúncias de homens armados comercializando drogas no bairro.
Os policiais teriam se aproximado do local, quando encontraram um grupo de homens. Os suspeitos teriam atirado contra os PMs, que revidaram. Após o confronto, quatro suspeitos foram encontrados feridos. Eles foram socorridos e levados para o Hospital Geral do Estado, onde, conforme a PM, não resistiram aos ferimentos.
Leia também:
Com eles, de acordo com o que informou a PM, foram apreendidos uma metralhadora de calibre 9mm, três pistolas de calibres 9mm, 765 e 45, cinco carregadores, um deles alongado, munições, 160 embalagens contendo maconha e 23 pedras de crack. O material foi levado para o Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), onde a ocorrência foi registrada.
Sequência de mortes
Com os quatro mortos de Cosme de Farias, chegou a 19 o número de mortes em operações policiais na Bahianos últimos dias. Além da situação registrada na capital baiana, o levantamento leva em conta outras duas ações ocorridas em Camaçari, que fica na região metropolitana, e Itatim, a cerca de 214 km de Salvador.
Em todos os casos, segundo informou a Polícia Militar em nota, os mortos eram suspeitos e houve apreensão de armas e drogas com eles. A primeira situação aconteceu na sexta-feira (28), em Camaçari, depois que sete homens foram baleados em um tiroteio com policiais militares. Segundo a polícia, eles tinham envolvimento com o tráfico e iriam atacar um grupo rival.
Já o domingo (30), seis homens e duas mulheres foram baleados e morreram em um confronto em Itatim. Cinco deles, conforme divulgou a polícia, eram foragidos da Justiça, mas os crimes associados aos suspeitos não foram detalhados.
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!