icone de busca
iBahia Portal de notícias
SALVADOR

Estúdio África seleciona mulheres negras e indígenas da Bahia para residência fotográfica

Curso contará com a presença de Fatoumata Diabaté, premiada fotógrafa africana

foto autor

Redação iBahia

09/09/2022 às 20:04 • Atualizada em 10/09/2022 às 8:51 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

				
					Estúdio África seleciona mulheres negras e indígenas da Bahia para residência fotográfica
Fatoumata Diabaté, fotógrafa africana do Mali | Foto: Divulgação

O Estúdio África abriu inscrições para interessados em participar de residência artística com a fotógrafa malinesa Fatoumata Diabaté.

A seleção é direcionada para mulheres negras e indígenas baianas, amadoras ou profissionais, que possuam uma câmera fotográfica. Serão 10 selecionadas e as interessadas podem se inscrever através do link do projeto até o sábado (10).

Leia também:

O curso de formação com Fatoumata Diabaté acontecerá de 23 a 30 de dezembro no Acervo Arlete Soares, em Salvador. A artista malinesa é premiada por seu projeto Studio Photo de la Rue, uma montagem de estúdios de rua recriando a estética de grandes mestres da fotografia africana dos anos 1950 e 60.


				
					Estúdio África seleciona mulheres negras e indígenas da Bahia para residência fotográfica

A programação da residência estabelece três etapas no curso. Primeiramente, as selecionadas receberão aula sobre a estética da fotografia africana com a antropóloga e idealizadora do projeto, Goli Guerreiro, no dia 22 de setembro, no teatro do Goethe-Institut Salvador-Bahia. Essa aula será aberta ao público geral que poderá se inscrever gratuitamente.

Em seguida, as fotógrafas participarão da formação com Fatoumata Diabaté para criarem seus próprios estúdios fotográficos. Elas também acompanharão a artista malinesa na execução do Studio Photo de la Rue na Praça castro Alves, no dia 1º de outubro.

Por último, as fotógrafas residentes deverão apresentar os projetos no Festival Estúdio África. Cada sábado entre os dias 5 de novembro e 3 de dezembro, uma dupla de fotógrafas montará estúdios em diferentes pontos da capital baiana e do interior para difundir o trabalho.

Para Fatoumata, o projeto é uma possibilidade de troca e de intercâmbio de conhecimentos no campo da fotografia.

“Criar essas conexões é também a ideia do meu estúdio fotográfico itinerante. Espero, através desta formação, estimular as vocações entre os mais jovens, dando-lhes algumas ferramentas para o sucesso dos seus projetos”, afirma a artista.

Leia mais sobre Salvador no ibahia.com e siga o portal no Google Notícias.

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Salvador