Muito Tuntz tuntz, gente de óculos escuros à noite, gritinhos de “uhu” e canções em inglês: a Fan Fest de ontem foi uma verdadeira boate a céu aberto. O público, estimado em cerca de 20 mil pessoas pelo secretário municipal de Desenvolvimento, Turismo e Cultura, Guilherme Bellintani, curtiu, das 19h30 às 22h, a festa de música eletrônica "So Delicious". Entre as atrações que subiram ao palco do Farol da Barra, estão o projeto PressOn Live Percussion, o DJ Roots e a dupla de DJs cariocas Felguk. Únicos brasileiros a figurar por dois anos na lista dos 100 melhores DJs do mundo da revista "DJ Mag", a Felguk já fez remixes para nomes como Madonna e Black Eyed Peas.
|
---|
Cerca de 20 mil pessoas foram ontem à Fan Fest. Foto: Betto Jr. |
A rainha do pop, inclusive, incumbiu a dupla de abrir os shows que fez, em 2012, no Brasil. “Estou adorando tudo! A Fan Fest de Salvador é bem melhor do que a do Rio de Janeiro. A diversidade das atrações me agrada muito. As bandas de ontem foram bem diferentes dos DJs de hoje”, diz a professora estadunidense Slanni O´Brian, 30 anos. Ela e o marido, o designer de jogos Ben Moller, de 31 anos, vieram de Los Angeles, na Califórnia, para passar a lua de mel no Brasil durante a Copa.
Confira todas as notícias da Copa do Mundo 2014 “Chegamos dia 2 e curtimos a festa da Independência. As pessoas aqui são alegres e tem música em todo lugar. Nos alertaram muito sobre perigos e assaltos, mas estou achando as coisas tranquilas”, conta Ben. De fato, a festa de sábado foi bem mais tranquila que a de sexta-feira, quando o Brasil jogou contra a Colômbia. “Tivemos, na sexta, provavelmente, a maior Fan Fest do país. A estimativa da Polícia Militar foi de 50 mil pessoas na Barra, como num dia de Carnaval”, comemora Bellintani, que considera o resultado do evento como “além das expectativas”. Ele ressalta ainda que o problema da insuficiência de banheiros públicos foi solucionado logo nos primeiros dias de festa. “Vimos que a quantidade era pouca em face do público e equilibramos isso. Também considero que a limpeza está muito bem, assim como a segurança e a parte musical”, comenta o secretário. O gestor acredita que os bares e restaurantes das redondezas estão sendo beneficiados. “Acaba sendo uma espécie de recuperação do período negativo que tiveram com as obras da orla da Barra”, diz Bellintani.
|
---|
A chuva na prorrogação não fez o público desanimar: muitas capas e guarda-chuvas. Foto: Betto Jr. |
De acordo com José Carlos de Jesus, garçom da creperia La Bouche, que fica na Rua Dias D´Ávila, o movimento costuma dobrar em dias de Fan Fest. “Vêm muitos gringos e eles consomem bastante bebida, especialmente caipirinha”, diz José. No Caranguejo do Farol, durante o jogo, havia fila na porta. “Desde o começo da Copa, isto aqui está lotando todos os dias. Acho que vai dar para recuperar um pouquinho do prejuízo que tivemos durante a reforma”, diz Fábio de Jesus Sobrinho, gerente do bar. Amanhã, o prefeito ACM Neto vai apresentar, às 10h, no Palácio Thomé de Souza, os resultados de uma pesquisa feita com 2.077 turistas que estavam embarcando de volta na rodoviária, aeroporto e ferry boat. “É uma avaliação de satisfação com a cidade, não com a Copa especificamente. Os resultados são positivos, além das nossas expectativas. Na segunda-feira falaremos sobre os próximos passos de Salvador no que se refere à atração de turistas”, adianta o secretário, que acompanhará o prefeito na ocasião.