Cerca de oito filhotes de tartarugas marinhas foram encontrados no calçadão da Orla de Stella Maris, em Salvador, na terça-feira (18). Os animais estavam tentando chegar ao mar. Caso foi registrado por um morador que enviou as imagens à TV Bahia. Veja vídeo:
A orla de Stella Mais foi revitalizada no início de 2022 e contou com uma nova iluminação de LED, que pode atrapalhar a orientação desses animais . Ao g1, o biólogo Welligton Laudano pontuou que a orientação é de que as luzes utilizadas sejam amarelas, ao invés de brancas como é o caso da Orla de Stella.
Leia também:
Além disso, ele destaca que as luzes devem estar posicionadas para o chão, na tentativa de criar um efeito blackout. "Ao nascer, as tartarugas se direcionam pela luz da lua e o barulho do mar. Se na praia há alguma iluminação mais forte, esses filhotes vão seguir", ressalta o biólogo, uma vez que as tartarugas fêmeas e os filhotes utilizam a luz do horizonte como forma de se guiar e ficam confusas com as iluminações artificiais.
O biólogo, que atua no projeto Amar, de monitoramento e preservação de animais marinhos no sul da Bahia, pontuou ainda que o correto seria que as praias estivessem no escuro. Perdidos, os filhotes de tartaruga podem morrer, o que prejudica o trabalho de preservação das tartarugas marinhas.
Estima-se que emapenas em Salvador, durante o período de desova, 250 ninhos sejam encontrados. Cada um deles pode conter de 80 a 100 animais, o que resulta no nascimento de ao menos 20 mil novos filhotes por temporada.
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!