|
---|
O cantor e compositor Gilberto Gil fará uma palestra de temática livre no Goethe-Institut, sexta-feira |
Já tem um tempo que as pessoas aprenderam a consumir música de uma maneira diferente. Não necessariamente vão à loja comprar um CD, pois tudo está na internet. Foi esta mudança que impulsionou o professor e músico Messias Bandeira a criar o Congresso/Festival Internacional Digitalia, que começou nesta terça, com uma vasta programação. Para discutir o tema 'Celebrando a Primeira Década de Música Online', o evento reuniu artistas, produtores e pesquisadores de várias partes do mundo, em conferências e mesas-redondas. O festival, com entrada gratuita, terá ainda apresentações de DJs, VJs e workshops, que terão como tema as práticas da música e da cultura digital. “A música foi o segmento da cultura mais afetado pelas tecnologias digitais. O substrato dessas mudanças, certamente, foi o empoderamento dos artistas e do público diante da indústria da música”, afirma Bandeira, que coordena o evento. “O Digitalia faz não apenas o registro desta primeira década da música online, mas apresenta perspectivas e novos modelos de organização para a cadeia de produção musical”, acrescenta. A abertura do festival aconteceu na terça(1º), no Teatro Vila Velha, no Campo Grande, com mesa-redonda, apresentação da Orkestra Rumpilezz e outras performances. Nesta quinta (02), no Goethe-Institut (Icba), no Corredor da Vitória, a programação terá conferências e oficinas. Sexta (03) promete ser o dia mais concorrido, pois o cantor, compositor, ex-ministro da Cultura e ferrenho defensor das plataformas digitais Gilberto Gil participa do evento como palestrante. O debate com ele começa às 17h, no Icba, com a mediação do produtor cultural Claudio Prado.
PRIMEIRO SHOW |
---|
O premiado rapper Criolo encerra o Festival Digitalia, domingo, na Concha Acústica do TCA, com o show Nó na Orelha |
E quem encerra o evento, domingo, é o rapper Criolo. Com sua banda, o paulista apresenta o show do premiado álbum Nó na Orelha (2011). Entre as músicas que ele vai cantar no seu primeiro show em Salvador estão Sucrilhos, Grajauex e o hit Não Existe Amor em São Paulo. “Minha expectativa é que eu vá e faça direito,porque o povo baiano dá aula de arte e cultura”, disse.
Veja também: Assista ao primeiro clipe do Ilê Aiyê, em uma parceria inédita com Criolo(SP) Criolo veio recentemente a Salvador para gravar o clipe de Que Bloco É Esse? como grupo Ilê Aiyê. No vídeo, ele anda pelas ruas da Liberdade e garante que se sentiu em casa.“Foi uma grande honra. Eu me identifiquei muito porque a Liberdade não é diferente do Grajaú”.
CRIOLO EM SALVADORShow Nó na Orelha Artista Criolo Local Concha Acústica do Teatro Castro Alves Data: Domingo dia 5 de fevereiro, às 18h Ingresso: Um livro infanto juvenil, que deve ser trocado por ingresso na bilheteria do TCA