Um incêndio atingiu o Teatro Castro Alves, localizado no Campo Grande, em Salvador, na tarde desta quarta-feira (25). Não há registro de feridos.
https://twitter.com/iBahia/status/1618285927314620416
Segundo o comandante de operações da capital e Região Metropolitana de Salvador do Corpo de Bombeiros, Coronel Aloísio Fernandes, o incêndio está localizado no piso superior, a parte mais elevada do Teatro. O fogo está entre a laje e as telhas de fibrocimento, por isso, está gerando muita energia.
Leia também:
"Estamos fazendo um isolamento na parte inferior para controlar e confinar o incêndio no local onde está. Também estamos realizando a abertura das telhas de 'eternit' para conseguirmos uma ventilação natural eficiente, a fim de eliminar calor e energia, para que possamos identificar o foco e fazer o combate localizado", explicou o coronel.
Ainda segundo ele, o combate está acontecendo sem ocorrências no momento. Duas equipes do Corpo de Bombeiros estão no local.
Segundo a assessoria dos Bombeiros, a fumaça estaria saindo do teto da edificação. A comunicação do TCA informou que que até o momento não foi identificado fogo nas dependências internas do equipamento. O foco externo já está sendo tratado pelos bombeiros, que estão no local.
Incêndio em 1958
Essa não é a primeira vez que o Teatro Castro Alves foi atingido por um incêndio. Em 1958 o teatro pegou fogo cinco dias antes de sua inauguração.
O espaço havia sido aberto para visitação pública antes da entrega oficial, e na madrugada do dia 9 de julho foi vítima de um incêndio com proporções muito maiores que as dessa quarta.
Toda a estutura do teatro foi atingida, diante dissom o então governado Antônio Balbino e resposável pela proposta do TCA ordenou o retorno imediato das obras. Registros do incêndio e do combate às chamas podem ser acessados através do acervo da Biblioteca Virtual Consuelo Pondé, da Fundação Pedro Calmon, órgão da Secretaria de Cultura do Governo da Bahia.
A conha acústica, que não foi atingida pelo fogo, foi inaugurada no ano seguinte, 1950. Entretando, o TCA precisou ser reconstruído depois do ocorrido. A reposnsável por esse processo foi a mesma empresa que realizou a primeira versão do TCA, a construtora baiana Odebrecht. O teatro só foi entregue à população nove anos depois, em 4 de março de 1967.
A inauguração do teatro foi ralizada em comemoração aos 120 ampos de nascimento de Castro Alves e contou com a presença de grades nomes como como Dorival Caymmi, Clementina de Jesus e Paulinho da Viola.
Leia mais sobre Salvador no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!