A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza segue ocorrendo em Salvador nesta quarta-feira (5). Segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a meta é imunizar 90% de cada um dos grupos prioritários. Cerca de 933 mil pessoas do público-alvo estão habilitadas.
A mobilização neste ano vai disponibilizar as doses para todos os públicos elegíveis, não havendo escalonamento. A iniciativa é para facilitar o acesso ao imunizante e abrange o alcance da cobertura no processo de vacinação.
Leia também:
Para ter acesso ao imunobiológico é preciso, além de levar a carteira de vacinação ou cartão SUS e um documento com foto, além de apresentar documento que comprove a elegibilidade enquanto grupo prioritário, por exemplo, relatório médico será exigido para o portador de doença crônica. A documentação completa para os grupos prioritárias está no site saude.salvador.ba.gov.br/. (ACESSE AQUI)
A vacina contra a gripe estará disponível nas 150 salas de vacina do município de segunda à sexta-feira, exceto feriado, das 08h às 17h. A lista completa está no site saude.salvador.ba.gov.br
Há também a oferta da dose nos drives: Atakadão Atakarejo (Fazenda Coutos – 08h às 16); 5º Centro de Saúde (08h às 16h); Vila Militar (08h às 16h) e nos pontos fixos: Atakadão Atakarejo (Cajazeiras – 09h às 16h); Atakadão Atakarejo (São Caetano – 09h às 16h); Shopping Bela Vista (09h às 16h); Shopping da Bahia (09h às 16h); Shopping Barra (09h às 16h); Home Center Ferreira Costa (08h às 16h), Salvador Norte Shopping (9h às 16h).
Duas doses para crianças
As crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias) que forem ser vacinadas pela primeira vez contra influenza vão ter o esquema com duas doses. O intervalo é de 30 dias. As crianças que já receberam uma aplicação da vacina contra a gripe em anos anteriores vão receber apenas uma dose.
Grupos habilitados
Para otimizar a ida espontânea dos cidadãos aos postos de saúde, a aplicação da vacina contra gripe e bivalente contra Covid-19 serão aplicadas simultaneamente para os seguintes grupos: gestantes; puérperas; idosos; povos indígenas; trabalhadores da saúde; pessoas com deficiência permanente; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários dessas unidades.
Já os grupos convocados para receberem apenas a vacina contra a gripe são: crianças de seis meses a menores de seis anos; professores; pessoas com comorbidades; forças de segurança e salvamento; forças armadas; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários.
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!