icone de busca
iBahia Portal de notícias
SALVADOR

Mais de 600 grávidas não retiraram gratuidade para transporte

Cartão é válido para gestantes que fazem acompanhamento pré-natal nas unidades públicas

foto autor

Redação iBahia

18/03/2022 às 12:04 • Atualizada em 31/08/2022 às 3:30 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
Foto: DivulgaçãoMais de 600 gestantes, que retiraram o cartão de gratuidade para uso no transporte público em Salvador, não foi buscar o benefício nas Unidades de Saúde da Família (USF). De acordo com informações da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), ao todo são 688 pessoas que fizeram o pedido do benefício que se chama 'Mãe Salvador'. Inaugurado em novembro do ano passado, o cartão é válido para mulheres que fazem acompanhamento pré-natal por meio do serviço de saúde pública do município. O principal benefício é a oferta de transporte gratuito para idas às consultas de pré-natal e puerpério (fase do pós parto). Ao todo, são 30 bilhetes às gestantes para:
  • 10 consultas de pré-natal (ida e volta, total de 20 bilhetes);
  • Três exames, sendo dois laboratoriais e um de ultrassonografia (ida e volta, total de seis bilhetes);
  • Visita de vinculação à maternidade (ida e volta, total de dois bilhetes);
  • Consulta de puerpério e recém-nascido em maternidade (ida e volta, total de dois bilhetes).
Para ter acesso é necessário fazer a primeira consulta pré-natal e a descrição na Caderneta da Gestante. Além disso, a mulher precisa se vincular a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para fazer o acompanhamento.As gestantes assistidas ganham até um kit enxoval básico para o bebê. O presentes são fornecidos para as beneficiárias do Programa Bolsa Família e que fizeram o mínimo de sete consultas pré-natais. É necessário ainda ter feito ainda a visita de vinculação com a maternidade de referência e iniciado o pré-natal com idade gestacional igual ou menor que 20 semanas.
O acomapanhamento
Para iniciar o acompanhamento, as gestantes podem procurar uma UBS, uma unidade de saúde especializada – a exemplo de multicentros, maternidades e casas de parto –, ou um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).
Além disso, estão disponíveis outras unidades, como o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) ou as secretarias municipais de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) ou da Reparação (Semur). As informações são do G1 Bahia. [[saiba_maiis]]Leia mais sobre Bahia no ibahia.com e siga o portal no Google Notícias

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Salvador