Integrantes do Movimento Passe Livre (MPL) realizam uma manifestação na tarde desta terça-feira (13) para celebrar os 10 anos da Revolta do Buzu. A concentração do grupo ocorreu no Campo Grande e os manifestantes seguiram em caminhada até a sede da prefeitura de Salvador. O protesto teve o apoio da Associação de Grêmios e Estudantes de Salvador (Ages), que articulou diferentes colégios estaduais de Salvador para que os alunos comparecessem à manifestação de hoje no centro da cidade.
Segundo o relato de testemunhas, ao chegar na Praça Municipal, alguns jovens chegaram a atirar ovos contra a Prefeitura e respingos atingiram policiais militares. Os manifestantes também gritavam palavras de ordem contra os PMs que acompanhavam a mobilização pacífica. A informação foi confirmada pelo presidente da Ages, Gilcimar Brito: "Aconteceu uma chuva de ovos na Prefeitura, o que representa a insatisfação dos estudantes com o prefeito, que não dialoga com eles", explica. Durante o protesto, alguns policiais também tentaram prender um dos integrantes do movimento, mas foram impedidos pelo restante do grupo. Segundo Brito, a manifestação tem como objetivo reivindicar a redução da tarifa de transportes em Salvador, além da implementação do passe livre no município. "Também fizemos um ato de solidariedade aos que estão ocupando a Câmara dos Vereadores", explica, "E uma manifestação na frente da prefeitura, pedindo que o prefeito considere a redução de impostos do PIS e Cofins pelo governo federal e reduza as tarifas". Por volta das 17h30, o grupo encerrou a manifestação na Praça Municipal, mas alguns integrantes seguiram em caminhada até a estação da Lapa, segundo a Transalvador. De acordo com a Ages, novas mobilizações estudantis serão organizadas e uma assembleia já está marcada para esta quarta-feira (14), para decidir onde e quando ocorrerão os protestos. Colégios estaduais se juntam a protestosProtestos de estudantes em apoio ao Movimento Passe Livre (MPL) dificultaram o trânsito em alguns bairros de Salvador nesta terça-feira (13). Por volta das 13h, alunos do Colégio Estadual Professor Rômulo Almeida realizaram uma passeata pacífica pelo bairro do Imbuí e atrapalharam o fluxo de veículos na avenida Jorge Amado. De acordo com a 39ª Companhia Independente de Polícia Militar (Boca do Rio/Imbuí), cerca de 40 estudantes saíram da escola e realizaram uma caminhada em torno da praça principal do bairro. Segundo a PM, a mobilização durou cerca de 40 minutos e não contou com a adesão de estudantes de outros colégios da região.
Por volta do mesmo horário, alunos do Colégio Estadual Góes Camon, no bairro de Brotas, também realizaram uma passeata em apoio ao MPL. Eles seguiram pela avenida Dom João VI e, segundo a Transalvador, a mobilização teve reflexo no trânsito de outras regiões da cidade. Estudantes dos Colégios Estaduais Manoel Devoto (no Rio Vermelho) e Mário Augusto Teixeira de Freitas (em Nazaré) também protestaram. Matéria original: Correio 24h Manifestantes fazem protesto por passe livre e atiram ovos na Prefeitura
Confusão entre Policiais Militares e manifestantes na Praça Municipal |
Estudantes do Colégio Estadual Manoel Devoto também realizaram protesto |
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade