O Sistema Metroviário de Salvador foi completamente afetado com o apagão que atingiu à Bahia,na manhã desta terça-feira (15). Os clientes foram orientados a evacuar as plataformas e deixar as estações, que tiveram os acessos fechados. Ao iBahia, a CCR Metrô informou que, até às 12h50, a operação ainda segue suspensa e deve ser retomada após o reestabelecimento integral da energia elétrica.
A CCR Metrô também informou que os usuários do transporte que já tinham pago as tarifas e não conseguiram utilizar o transporte serão restituídos. Além disso, os clientes que foram prejudicados diretamente e que estavam nas plataformas e dentro dos trens, receberam um voucher.
Leia também:
A queda de energia aconteceu por volta de 8h30 e começou a ser restabelecida às 10h20. Outros 24 estados e o Distrito Federal também foram afetados pela queda de luz. Apenas o estado de Roraima não foi afetado pelo problema. Na Bahia, a Neoenergia Coelba, concessionária responsável pelo serviço no estado, afirmou que todos os municípios do estado foram afetados.
Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), até às 10h45 já foram recompostos 13.500 mil MW de carga. A recomposição foi concluída nas regiões Sul e Sudeste. Ainda segundo a Neoenergia Coelba, na Bahia o reestabelecimento das cargas afetadas pela ocorrência no Sistema Interligado Nacional (SIN) acontece gradativamente, mediante autorização do Operador Nacional do Sistema (ONS).
- Queda de luz na Bahia foi ocasionada por ocorrência de grande porte
- ONS confirma apagão no Nordeste, Norte e estados do Sudeste
- Prefeitura divulga esquema especial de ônibus após apagão
- Roraima é o único estado do país que não foi afetado pelo apagão
- Apagão é o maior do país desde 2009; relembre os casos
Até 11h, conforme a Coelba, cerca de 50% dos consumidores inicialmente afetados na Bahia foram normalizados. Cidades como Ilhéus, Itabuna, Eunápolis, Porto Seguro, Barreiras, Luis Eduardo Magalhães, Juazeiro, Jacobina, Paulo Afonso, Jequié, Simões Filho, Irecê e parte da capital baiana já tiveram a energia reestabelecida.
Esquema especial de ônibus
Por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), a Prefeitura de Salvador divulgou o esquema de operação especial para atender a população após apagão nacional que atingiu a Bahia e outros 24 estados.
Os usuários do metrô que não puderam utilizar o transporte contam com linhas especiais que ligam os terminais Mussurunga, Acesso Norte, Pirajá e Lapa. As linhas que operam na região do Vale dos Barris estão atendendo a Estação da Lapa. O BRT segue com operação normal e agentes da Semob estão nas ruas para prestar orientações e evitar transtornos.
Já os ascensores da capital baiana, Elevador Lacerda, Elevador do Taboão, Plano Inclinado Gonçalves, Plano Inclinado Liberdade-Calçada e Plano Inclinado Pilar estão sem funcionar. A Semob ainda garante a retomada dos equipamentos assim que a energia for restabelecida.
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!