Morreu na manhã deste domingo (26), aos 71 anos, a artista plástica Eliana Kertész. O corpo da baiana será cremado e a cerimônia está marcada para acontecer às 17h de hoje, no cemitério Jardim da Saudade. Segundo o Metro1, a causa da morte foi câncer. A obra mais conhecida de Eliana é o monumento As Gordinhas, que fica na Avenida Adhemar de Barros, em Ondina.
Eliana também fez esculturas das mulheres que marcaram os principais romances do escritor Jorge Amado na versão gordinha. A exposição, em parceria com a artista plástica Maria Adair, no Museu Rodin, foi levada para Portugal, França, São Paulo, Rio e Ilhéus. No ano passado, a artista foi eleita madrinha do concurso A Mais Bela Gordinha da Bahia.
Em nota, a senadora Lídice da Mata lamentou a morte da artista, que também já foi vereadora em Salvador. "Daqui de Montevidéu, onde participo da reunião de parlamentares do Mercosul, escrevo para dizer que lamento muito a perda da grande amiga Eliana Kertesz, uma mulher que foi competente em tudo o que fez: vereadora, artista plástica, publicitária e secretária. Vá em paz, Eliana".
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!