icone de busca
iBahia Portal de notícias
SALVADOR

Motociclistas de aplicativos protestam para realizar transporte de passageiros no Carnaval

Grupo disse que esse tipo de transporte está baseado em uma Lei Federal. Mas, a Prefeitura alega irregularidades

foto autor

Redação iBahia

09/02/2023 às 12:47 • Atualizada em 10/02/2023 às 15:46 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

				
					Motociclistas de aplicativos protestam para realizar transporte de passageiros no Carnaval
Foto: Reprodução / TV Bahia

Os motociclistas que trabalham em aplicativos de transporte, como Uber e 99 Pop, realizam um protesto na Avenida Paralela, no início da tarde desta quinta-feira (09), sentido Aeroporto, em Salvador. Segundo informações da TV Bahia, a categoria reivindica a atuação deles, no transporte de passageiros, de forma legal na cidade assim como durante o Carnaval.

O grupo disse que esse tipo de transporte está baseado em uma Lei Federal, que por sua vez, tem uma regulamentação da gestão municipal. A questão é que regulamentação da lei, autoriza apenas o transporte de motoristas por app em automóveis de 4 rodas. E não de motos.

Leia também:

Ou seja, se os motociclistas circularem pela cidade eles podem ter o veículo apreendido e multado, já que para Prefeitura eles se encontram irregulares. Atualmente, na capital baiana, o transporte de pessoas em motocicletas só é autorizado para mototaxistas regulamentados, mediante licença.

O que diz a SEMOB

Em nota, a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) informou que a lei municipal 9.488/2019, que dispõe sobre o serviço de transporte por aplicativos em Salvador, não prevê a utilização de motocicletas - como citado anteriormente.

Ainda segundo a SEMOB, o artigo 13 detalha "todas as características que o veículo deve possuir para atuar na cidade, especificando, inclusive, no inciso IV, que este deve ter ao menos 4 portas, ar condicionado e capacidade máxima para sete passageiros."

A Semob realiza diariamente ações de combate ao transporte irregular de passageiros em diversos pontos da cidade, com base na Lei Municipal 9.107/2016, que dispõe sobre o combate ao transporte clandestino. Caso seja identificado algum motorista que realize a atividade irregularmente, sem que esteja devidamente credenciado junto à Prefeitura, as medidas administrativas são adotadas pelas equipes de fiscalização, com multa e remoção do veículo.

A Semob alertou ainda aos usuários que evitem recorrer a este tipo de serviço uma vez que eles podem oferecer riscos à segurança, e orienta que optem por utilizar veículos regulamentados e devidamente vistoriados pela pasta.

O que diz os aplicativos

O iBahia entrou em contato com a 99Pop e a Uber para mais informações sobre o caso. Até o momento, a Uber ainda não se pronunciou sobre o caso. Já a 99Pop informou em nota que "a modalidade de transporte individual privado por motocicletas e sua intermediação por aplicativos são atividades legais no Brasil e, assim, segue oferecendo normalmente a modalidade na cidade de Salvador (BA). A legalidade se refere tanto a quatro como duas rodas, de acordo com a Política Nacional de Mobilidade Urbana."

A companhia reforçou ainda "que os limites da regulamentação do transporte de passageiros são definidos exclusivamente na esfera federal, sem necessidade da autorização dos municípios."

Leia mais sobre Salvador no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em Salvador