icone de busca
iBahia Portal de notícias
SALVADOR

MP-BA e prefeitura discutem uso total de frotas de ônibus

Reunião aconteceu no Fórum Ruy Barbosa, sendo finalizada às 12h40 desta quarta (16); uma nova audiência está marcada para o dia 9 de março

foto autor

Redação iBahia

16/02/2022 às 17:26 • Atualizada em 28/08/2022 às 11:04 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

Nesta quarta-feira (16), o Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) e a prefeitura de Salvador discutem o uso da totalidade da frota de ônibus na capital baiana. A conversa foi realizada em uma audiência de conciliação, que teve início às 10h, no Fórum Ruy Barbosa, localizado no bairro de Nazaré.

Em reportagem da TV Bahia, a promotora de Justiça Rita Tourinho disse que "faltou a apresentação de uma proposta concreta por parte do município, que seria a disponibilização de mais ônibus, principalmente em linhas que já foram constatadas uma aglomeração em horários de pico".

Segundo a promotora, é preciso de uma proposta concreta para ser aprovada pelo judiciário.

"Precisamos de uma proposta concreta, para ser colocada em mesa, para ser aprovada pelo judiciário e também para que, se não for cumprida, possa ser executada. Caso não haja conciliação, a ação prossegue aguardando decisão judicial", garantiu

O secretário de Mobilidade, Fabrizzio Muller, disse que o órgão vai se ""debruçar em algumas linhas mais específicas, onde são registradas maiores aglomerações".

"Nós já fazemos um tratamento diferenciado para essas linhas, com remanejamento de ônibus de outras linhas para atender essas específicas, mas ficamos de fazer um levantamento mais amplo, para tentar entender e buscar uma solução que amenize essa aglomeração", explicou.

A reunião foi finalizada às 12h40 e deve ser retomada no dia 9 de março. Estiveram presentes representantes da Semob, do MP-BA e do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA).

Audiência

Na última semana, aconteceu uma audiência entre representantes da Semob, MP-BA e Conselho Estadual de Saúde (CES).

No ecnontro, o Ministério Público pediu à secretaria municipal um relatório detalhado sobre a frota de ônibus de Salvador. O pedido é de que 100% da frota volta a circular na capital, principalmente em horário de pico.

Na época, a Semob divulgou uma nota em que afirmava que "o sistema de transporte coletivo de Salvador já opera com 100% da frota disponível nos horários de pico da manhã e da tarde".

Ainda segundo o comunicado, a pasta tem buscado alternativas para suprir a demanda em "linhas de maior carregamento", e que "tem utilizado tecnologia para realizar o remanejamento automático de veículos multilinhas, que são realocados para linhas que apresentem maior demanda em determinado momento como alternativa para suprir a demanda em linhas de maior carregamento".

Por fim, a Semob disse que "a operação já se encontra ajustada de acordo com a demanda de usuários atual, que hoje ainda é 35% a 37% menor quando comparado com períodos anteriores à pandemia".

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Salvador