Nesta segunda-feira (22), é comemorado o Dia Mundial Sem Carro. A ação, que acontece na Semana da Mobilidade, tem como objetivo estimular uma reflexão sobre o uso do automóvel, e propor que as pessoas revejam a dependência que criaram com seus veículos. Se você pensar em aderir ao movimento, andar de bike pode ser uma boa opção, mas antes é melhor conhecer algumas "regras" para não se machucar. O site do movimento 'Salvador Vai de Bike' mostra como um ciclista deve se comportar nas ruas.
Se comunique!Enquanto estiver na bicicleta mantenha contato visual com os motoristas, utilizando a mão para sinalizar qualquer ação.
Ocupe o seu espaçoSempre ocupe metade, ou um pouco menos da metade, da faixa, para conseguir desviar de qualquer possível obstáculo. Lembre que o motorista deve manter a distancia igual ou maior a 1,5 metros.
Apareça!Motoristas não têm uma visibilidade da rua tão ampla quanto você, além de estarem dirigindo veículos maiores e mais rápidos. Para não causar acidentes utilizar luzes e refletivos.
Quando posso passar pelos corredores?Você só pode passar pelos corredores com sua bike se os carros estiverem totalmente parados, caso estejam se movimentando você deve aguardar atrás deles.
EntendaCiclovia é separada dos carros e não é local para pedestre. Ciclofaixa é uma faixa de rolamento exclusiva para ciclistas.
Use os acessóriosBuzina, espelho e sinalização (na frente, atrás, nas laterais e nos pedais) é obrigatória. Os fabricantes de bicicletas devem vendê-las já com os acessórios.
Vá com calma
É preciso conhecer o caminho, o transito e a você mesmo para saber até aonde ir com a bicicleta, afinal é um exercício físico.
A bike é um veículoVocê também faz parte do transito, não queria competir com carros, basta ser prudente e tentar antecipar-se as reações dos demais.
Cuidado, porta abrindoRedobre a atenção caso tenha muitos carros estacionados, motoristas podem abrir a porta dos veículos sem atenção.
Bicicletas em filaNão deixe de andar em fila única com outras bicicletas, caso contrário é infração média.