A partir desta quarta-feira (20), todas as quartas, às 20h, 11 atores experientes no treinamento técnico do Teatro-Esporte, se reúnem na sala principal do Teatro Vila Velha para participar da Primeira Copa de Improvisação Teatral.
No elenco, Aicha Marques, Andréa Nunes, Daniel Farias, Evelin Buchegger, Igor Epifânio, Luiza Senna, Maurício de Oliveira, Talis Castro, disputam a taça; além de Celso Jr, Daniela Chávez e Daniel Becker se revezando na direção e no julgamento dos improvisos. A atriz Edvana Carvalho é uma das convidadas.Os times são formados por quatro ou cinco atores, que se desafiam em matches, que podem conter 4 ou 5 jogos, com durações diferentes. A plateia decide a temática, título, época, estilos, entre outros contextos da cena. É imprescindível a participação do público.
A maioria dos jogos são pré-definidos. Por exemplo, num jogo chamado abecedário, as falas/palavras que começam a cena seguem a ordem do alfabeto. Os times serão sorteados antes de cada dia de competição, sempre com os mesmos atores e formações variáveis.
Conheça alguns jogos de improvisação
Caleidoscópio – a plateia define um tema simples, universal. Por exemplo: Água. Na sequência os atores desenvolvem histórias/monólogos sobre suas vidas incluindo a palavra, que pode sofrer interferência do juiz e passar a bola pra outra pessoa.
Jogo das Frases – frases são espalhadas pelo chão do palco, com as quais os atores devem trabalhar, incluindo-a verbalmente na cena. O que também pode ser feito através de livros espalhados pelo palco.
Dublagem – dois atores contracenam, porém suas vozes são feitas por atores adversários fora da cena.
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!