icone de busca
iBahia Portal de notícias
Racismo

Professora denuncia racismo em campanha do Cremeb na Bahia

Professora e escritora Bárbara Carine alega que campanha do Cremeb reforça estereótipo de que negros são menos confiáveis

foto autor

Santiago Neto

12/10/2024 às 13:19 • Atualizada em 12/10/2024 às 18:01 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

Uma campanha publicitária feita pelo Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) foi alvo de críticas pela escritora Bárbara Carine. Segundo informações divulgadas pela professora, a campanha reforça estereótipos racistas ao apresentar a frase “Uma delas é falsa. Na dúvida, consulte o site do Cremeb”, junto à imagem espelhada de uma mulher negra vestida como médica.


				
					Professora denuncia racismo em campanha do Cremeb na Bahia
Professora e escritora Bárbara Carine alega que campanha do Cremeb reforça estereótipo de que negros são menos confiáveis. ​Foto: Redes Sociais

A professora denunciou o caso neste sábado (12), em um vídeo nas redes sociais. Ela afirmou que o uso da imagem de uma pessoa negra para alertar sobre a atuação de falsos médicos reforça o estereótipo de que negros são menos confiáveis.

Leia também:

"Eu tenho certeza que você já viu inúmeros casos na mídia de médicos brancos, fraudadores... e mesmo com todo esse número de médicos brancos você nunca olhou para ele e se perguntou "será que ele é formado mesmo?". Do mesmo modo que pessoas negras na medicina precisam tá o tempo todo apresentando o seu CRM" afirmou a escritora sobre as peças que estão espalhadas por Salvador.

Internautas comentam em postagem que aponta racismo em campanha do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia

Diversos internautas apoiaram a denúncia de Bárbara e também criticaram a escolha do Cremeb, destacando que, em campanhas sobre temas positivos, raramente se utiliza a imagem de pessoas negras.


				
					Professora denuncia racismo em campanha do Cremeb na Bahia
Usuários demonstram indignação com campanha publicitária do Cremeb. ​Foto: Redes Sociais | Bárbara Carine

“UMA VERGONHA! Como médico me revolto com essa reforço racista que o CREMEB fez. RIDÍCULO!", comentou o médico e influenciador digital, Fred Nicácio.

"Quando o contexto é negativo, eles lembram de nos colocar como “referência”. E ainda vão alegar que pensaram em contribuir com a inclusão e representatividade dos negros, só que não… O racismo brota de todas as formas da branquitude!", complementou outro seguidor na postagem de Bárbara Carine.

Confira a nota oficial do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia

"O Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) esclarece que o outdoor citado é apenas um dos três modelos utilizados nesta campanha publicitária, que visa combater o exercício ilegal da medicina (segue abaixo as três peças da campanha).


				
					Professora denuncia racismo em campanha do Cremeb na Bahia
Foto: Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia

A autarquia federal tem como objetivo refletir a pluralidade da sociedade em todas as suas iniciativas, assegurando que diferentes grupos sejam igualmente representados e respeitados.

Enfatizamos que os que praticam o exercício ilegal da medicina têm representantes em todas as etnias, cores, gêneros e faixa etária. A campanha traz a diversidade da nossa sociedade e o seu objetivo é despertar em todos o cuidado com quem trata a sua saúde.

Na dúvida, consulte o site do Cremeb."

foto autor
AUTOR

Santiago Neto

AUTOR

Santiago Neto

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Salvador