Em sessão ordinária, na tarde desta terça-feira (15), o vereador Isnard Araújo (PL), 2º vice-presidente da Câmara, retirou o projeto de lei que visava a mudança do nome da Lagoa do Abaté, em Salvador, para "Monte Santos Deus Proverá".
A iniciativa estava em discussão desde dezembro de 2022, mas após protestos nas dunas de Itapuã, o projeto de lei foi revisado. A mãe Jacira de Iansã ocupou Tribuna Popular da Câmara para pedir a retirada do projeto, em defesa do local cultuado por diversas religiões, incluindo o Candomblé e a Umbanda.
Leia também:
A Lagoa que é considerada sagrado pelos integrantes de religiões de matriz africanas, recebeu a proposta de mudança de nome, após o vereador alegar que atualmente o monte é frequentado por evangélicos e grupos neopentecostais, sendo assim a mudança seria uma forma de "homenagear cada pessoa que professa sua fé e realiza seus cultos".
A prefeitura da capital chegou a se pronunciar em relação ao ocorrido, através de nota oficial, com a afirmativa de que a mudança definitiva de nome não seria feita.
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!