A falta de mobilidade urbana em Salvador norteou a entrevista do secretário Municipal de Urbanismo e Transporte (Semut), José Carlos Aleluia, que também falou sobre a decisão do Tribunal de Justiça de Bahia de suspender a Louos, além das eleições de 2014. Em entrevista a Emmerson José e Alex Ferraz, durante o CBN Salvador 1ª Edição, Aleluia disse acreditar que a decisão liminar do TJ deve ser reavaliada nos próximos 30 dias, enquanto isso, a cidade não poderá grandes obras. “Enquanto estiver mantida a decisão não teremos em Salvador nenhum nova grande obra. Não teremos metrô, linha viva, ponte, vamos ter muita dificuldade”, afirmou.
![]() |
---|
Aleluia deu declarações polêmicas ao dizer que os carros pequenos são os responsáveis pelos engarrafamentos, e não os ônibus. Ao mesmo tempo, falou sobre a retirada de 80 ônibus por hora da Avenida Tancredo Neves para desafogar o trânsito. “60% da população usa ônibus. A minoria usa carro. Quem engarrafa são os carros, e não os ônibus. A preferência tem que ser o andar, depois o transporte público”, falou o secretário ao dizer que a licitação do transporte público vai melhorar o fluxo e o tempo de viagem.
Questionado sobre a imobilidade crescente em Salvador, o gestor da Semut citou que além do Domingo é Meia, o redesenho das linhas para um sistema “espinha de peixe” e a licitação vão ajudar na melhoria do transporte como um todo. “Nós acabamos com a propriedade das linhas e vamos fazer o sistema espinha de peixe. Linhas tronco e as alimentadoras, operados por um comando só, o que vai gerar eficiência ao usuário e à empresa. Tem empresa que roda no litoral norte e tem garagem na Suburbana. Isso será realinhado para aumentar a eficiência. Teremos renovação de frota na licitação e a melhoria da qualidade do serviço com a tecnologia embarcada”.
Câmara estremecida
Aleluia negou que a saída de João Carlos Bacelar da Secretaria Municipal de Educação (SMED) cause um estremecimento na Câmara de Vereadores, que tem o PTN como partido com mais representantes na base. O secretário afirmou que a saída de Bacelar foi de iniciativa do próprio, que vai se dedicar ao mandato de deputado estadual para as eleições de 2014. “Não abala porque a relação não é construída no toma-lá-dá-cá. A câmara não é subordinada ao prefeito, mas a relação será boa”, pontuou.
Eleições 2014
Sobre a corrida eleitoral do próximo ano, o secretário disse que o nome dele foi lembrado, mas que não se pode esquecer de outros nomes importantes dentro do próprio Democratas, como o de Paulo Souto, nem da base aliada, como o do ex-prefeito de Mata de São João, João Gualberto (PSDB) e o do ex-ministro Geddel (PMDB). Além disso, foi ventilado o nome de ACM Neto, caso demonstrasse interesse, o que não é ocaso, segundo Aleluia. “Vamos discutir pra ver se é viável ter uma candidatura única. A Bahia quer um projeto diferente. O modelo atual se esgotou, mas estou muito dedicado a administração municipal”, falou o democrata ao afirmar que ser secretário está sendo uma pós-graduação em cidade.
Taxistas
A regulamentação dos taxistas já está em elaboração e disponível na internet, segundo Aleluia. A regulamentação foi prometida durante sessão especial na Câmara de Vereadores no mês de junho e está sendo feita com a participação de um grupo de taxistas. “Nos colocamos na internet para consulta pública. Agora vamos mostrar à bancada na Câmara e modamos cópia ao Ministério Público. Há necessidade de maturação”, explicou.
Outro ponto questionado por taxistas é a cobrança da taxa da vistoria feita pela GTaxi, mas que é estabelecida pelo sindicato da categoria. O Tribunal Regional do Trabalho determinou que a taxa cobrada, no valor de R$ 65 reais, fosse reduzida para R$ 5,70. No entanto, a GTáxi continua cobrando o mesmo valor.
Segundo Aleluia, essa situação é conhecida, mas como é lei federal – repassar ao sindicato um dia de trabalho – não há como alterar o que é feito. “Se mudar a lei, maravilhoso, mas estamos fazendo uma nova regulamentação dos taxis e gostaria que isso não fizesse parte”, acrescentou. Escute aqui a entrevista na íntegra
Veja também:
Leia também:

AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade
