icone de busca
iBahia Portal de notícias
SALVADOR

Rapper e cantor de pagode, Júnior do Gueto virou chefe do tráfico

Dizem que ele tem talento para a música, mas nunca teve dinheiro. O tráfico foi a saída para decolar a carreira. Gostou tanto da nova atividade que, ao misturar as duas coisas, se tornou o maior

foto autor

26/05/2013 às 12:04 • Atualizada em 27/08/2022 às 0:37 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
Júnior do Gueto saiu da música para viver do tráfico
“Estamos na Avenida Vasco da Gama esperando o carro-forte/ Igual a cobra para dar o bote / O blindado vai passar 11h30 da manhã/ Nossas armas é fuzil metralhadora alemã/ Quando o carro apontou nós fechamos a pista/ O primeiro detonado foi o motorista”. Nem precisa continuar os versos. O trecho não deixa dúvida de que Júnior do Gueto, autor da letra, tem o dom para a música. Para a música e para o crime. O rapper e cantor de pagode se tornou o maior traficante da atualidade em Simões Filho, Região Metropolitana de Salvador.
A batida relata um assalto a um carro-forte na Avenida Vasco da Gama e foi postada em forma de clipe no Youtube com título “5 Lokos, fuga em Salvador”. “Um grande talento para o mal. Ele viu no tráfico a chance de financiar a carreira de cantor, mas acabou declinando para a criminalidade”, declarou o delegado Adailton Adan, titular da 22ª Delegacia (Simões Filho), sobre Júlio Bonfim Santana de Jesus, 32 anos, nome de batismo de Júnior do Gueto. Segundo o delegado, Júnior faz apologia ao crime. “A partir do momento em que os vídeos são publicados na internet, ele passa a ser um formador de opinião”, declara o delegado.
Mas exaltar e incentivar atividades criminosas estão longe de ser seus únicos delitos. Júnior do Gueto responde processo por porte ilegal de armas e é acusado de cometer vários homicídios, latrocínios, além de comandar o tráfico nos dois maiores bairros periféricos de Simões Filho - Cristo Rei e Renatão. Em fevereiro do ano passado, ele foi capturado em cumprimento a um mandado de prisão, mas ficou no xadrez até o dia 12 deste mês, quando oito presos fugiram da 22ª DP, após serrar as grades.
O vídeo “5 Lokos, fuga em Salvador” foi publicado no Youtube no mês de abril de 2011 e até agora já teve mais de 1,1 mil acessos. A música é um rap, a trilha sonora de um clipe de fotos. Numa delas, Júnior do Gueto aparece abraçado com um homem bem parecido com Mano Brown, vocalista do grupo de rap Racionais MC’s. Não é o único vídeo do traficante publicado no Youtube. [youtube tfPt0mDPYOg] O clipe do pagode Pega a Pala, com Júnior do Guetto e a banda O Pânico, que caiu na internet em junho do ano passado, é outra demonstração de que, nas suas composições, o traficante mantinha a linha de apologia à criminalidade. A gravação mostra os bastidores de um show, onde Júnior do Gueto segura em uma das mãos um prato com uma substância branca, supostamente cocaína. Na outra, um cigarro que seria maconha.
Ao mesmo tempo rapper e pagodeiro, Júnior do Gueto confirma sua versatilidade musical em uma balada romântica. Na música Os Três Motivos, onde faz um dueto com uma jovem e conta a história de um romance adolescente. Entre os comentários deixados pelos internautas, frases de efeito demonstram o apoio ao traficante. “O bang é doido kkkkkkkkkkk”. Outros, lamentam seu envolvimento com o crime. “Pô cara sai desse mundo vc tem capacidade de vencer na vida”.
Ameaças
Segundo a polícia, Júnior do Gueto conseguiu se eleger presidente da associação de moradores do bairro de Cristo Rei, mantendo sob ameaça constante os moradores locais. As investigações apontaram que, em julho do ano passado, a quadrilha comandada por ele invadiu um sítio em Simões Filho, subtraindo bebidas, televisores e uma motocicleta, pertencente a João Maleck, assassinado durante o assalto.
Júnior do Gueto também é suspeito de roubos a estabelecimentos comerciais. É atribuída também a sua quadrilha a morte de Carlos André Viana Júnior, morto a tiros por se recusar a entregar uma corrente de prata. Ele é suspeito ainda de ordenar um incêndio em uma residência que vitimou duas crianças, uma de 4 e outra de 5 anos.
Ederaldo das Virgens, o Deraldo, e Márcio dos Santos da Paz, o Marsuca, comparsas de Júnior do Gueto, teriam sido executados pela quadrilha a mando do traficante como queima de arquivo. “Ele também é suspeito de mandar matar o radialista Laércio de Souza. A vítima estava fazendo denúncias do tráfico no bairro de Renatão”, declara o delegado. Laércio morreu atingido por tiros em janeiro de 2012.
Traficante cantor divide opiniões na localidade
Júnior do Gueto nasceu e se criou no bairro Cristo Rei, uma região formada por morros. Alguns moradores não quiseram falar sobre a fama do bandido mais procurado pela polícia de Simões Filho.
“São vítimas da crueldade dele. A população nos agradeceu quando o prendemos. Agora, tem alguns que eram beneficiados pela política assistencialista que ele pregava e vão falar do Júlio que distribuía pão e remédio para ter as pessoas do seu lado”, disse o delegado Adailton Adan.
De fato, muitos moradores se posicionam a favor do bandido. “Todo morador aqui gosta dele. O rapaz tem o dom da música. Tudo isso é calúnia”, diz um mototaxista. Júnior do Gueto foi eleito presidente da associação de moradores com 350 dos 600 votos apurados em 2011.
À época, quatro chapas disputavam. “Ele pediu um voto de confiança, que queria sair dessa vida e a gente deu”, disse Reginaldo de Jesus, vice-presidente da associação. Ele declarou que Júnior do Gueto ficou no cargo até a ocasião em que foi preso. Mas, depois da fuga, nunca mais foi visto no bairro.
Reginaldo disse que alguns artistas baianos do segmento do pagode mantinham contato constante com Júnior do Gueto. “Ele tem muitos amigos famosos em Salvador e fez muitas músicas para eles”, disse Reginaldo, sem citar nomes. Quando o traficante foi preso, houve protestos em frente ao fórum de Simões Filho.
Matéria original: jornal Correio*

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Salvador