A tão aguardada reforma da Estação Clériston Andrade, mais conhecida como Estação da Lapa não tem data para ficar pronta. As obras, anunciadas desde 2011, até começaram, mas o prazo final para conclusão não foi divulgado pela Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador). O órgão informou que a nova gerência responsável por equipamentos urbanos sob a tutela da Transalvador fez um levantamento de todas as necessidades das estações e que as medidas emergenciais e de curto prazo, a exemplo da organização e limpeza, já estão sendo tomadas. Já questões como as de obras, que dependem de revisão de contratos e processo licitatório, serão sanadas a médio e longo prazos, segundo a Transalvador.
Como haverá revisão de contratos e processo licitatório, o projeto das obras poderá sofrer alterações. A reforma, segundo informações divulgadas pela Superintendência de Conservação e Obras Públicas do Salvador (Sucop) em setembro do ano passado, inclui a construção de novos banheiros no subsolo da Estação, a reforma dos banheiros existentes na parte superior, a impermeabilização da cobertura da estação, a troca do piso do terminal de passageiros e a manutenção dos cabos de aço que dão sustentação à cobertura e ao viaduto de acesso da estação. Também estava no projeto o remanejamento dos permissionários da estação para novos boxes que serão construídos, a revisão do sistema de drenagem e a pintura total. Na época, a Sucop informou que o novo banheiro do subsolo foi construido e parte da drenagem e da impermeabilização da cobertura foi executada e estavam sendo finalizadas a impermeabilização da laje e alguns detalhes do banheiro. O investimento divulgado em setembro de 2012 foi de R$5 milhões, provenientes da Prefeitura.
Cerca de 460 mil passageiros passam por dia pela Estação da Lapa, que ocupa 150 mil metros quadrados, sendo 30 mil metros quadrados de área construída. O terminal oferece 88 linhas e a frota é composta por 482 ônibus. Ficha técnicaResponsável: Transalvador. Prazo: não definido. Investimento: R$ 5 milhões (dados divulgados em setembro de 2012).
Projeto da Estação da Lapa |
A Estação da Lapa é a maior estação de ônibus de Salvador. Foto: Antonio Saturnino |
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade