icone de busca
iBahia Portal de notícias
SALVADOR

Reprovação das contas de João abre discussão sobre voto secreto

Na sessão de votação de quarta-feira (17), 25 vereadores se declararam contra o parecer do Tribunal de Contas dos Municípios, 18 foram favoráveis

foto autor

18/04/2013 às 16:53 • Atualizada em 28/08/2022 às 0:00 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
O anúncio da reprovação das contas do ex-prefeito de Salvador, João Henrique, agora sem partido, referentes ao exercício de 2010, causou clamor popular por maior transparência da atividade parlamentar e discussão sobre o voto secreto. Para o presidente da Câmara de Vereadores de Salvador, Paulo Câmara (PSDB), autor do projeto que extingue o voto secreto na Casa, o eleitor tem o direito de saber como o vereador votou. “É necessária a transparência na política”, disse.
Na sessão de votação de quarta-feira (17) das contas de João Henrique, que contou com a presença de todos os vereadores, além da participação de muitos populares, 25 representantes do legislativo se declararam contra o parecer do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e 18 foram favoráveis. Mas o que a população pediu após o conhecimento dos fatos, era a divulgação dos nomes dos vereadores que tentaram – sem sucesso – aprovar as contas do ex-gestor. Em seu blog, o radialista Mário Kértesz, que concorreu à prefeitura de Salvador nas últimas eleições, também se pronunciou diante do fato. "O posicionamento desses vereadores mostra que, apesar da renovação da Câmara Municipal de Salvador, de quase 53% da Casa, a situação continua a mesma. A cidade tem que reagir a isso, nós não somos um bando de idiotas", disparou. Alguns jornalistas especializados em Política fizeram pressuposições a respeito dos vereadores que tentaram aprovar as contas do ex-prefeito e os que votaram contra o ex-gestor. Segundo o repórter Marivaldo Filho, se declararam favoráveis à análise do TCM os vereadores Arnando Lessa (PT), Aladilce Souza (PCdoB), Ana Rita Tavares (PV), Duda Sanches (PSD), Edvaldo Brito (PTB), Everaldo Augusto (PCdoB), Fabíola Mansur (PSB), Gilmar Santiago (PT), Héber Santana (PSC), Henrique Carballal (PT), Hilton Coelho (PSOL), J. Carlos Filho (PT), Joceval Rodrigues (PPS), Marcell Moraes (PV), Moisés Rocha (PT), Paulo Câmara (PSDB), Sílvio Humberto (PSB), Soldado Prisco (PSDB), Suíca (PT), Vado Malassombrado (DEM) e Waldir Pires (PT). E os jornalistas José Carlos Teixeira e Lenilde Pacheco, indicaram possivelmente os vereadores que, por uma relação mútua com o ex-prefeito, recompensou o apoio na votação de quarta-feira. Alan Castro (PTN),Alberto Braga (PSC), Alemão (PRP), Carlos Muniz (PTN), Cátia Rodrigues (PMN), Cláudio Tinoco (DEM), David Rios (PSD), Euvaldo Jorge (PP), Isnard Araújo (PR), José Trindade (PSL), Leandro Guerrilha (PSL), Léo Prates (DEM), Luiz Carlos (PRB), Odiosvaldo Vigas (PDT), Orlando Palhinha (PP), Pedrinho Pepê (PMDB), Tia Eron (PRB), Tiago Correia (PTN); Toinho Carolino (PTN).

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Salvador