Foram dois anos sem celebrar, de forma presencial, um dos principais marcos da história nacional. E a retomada trouxe, nesta quarta-feira (7), um gosto mais que especial. Neste 7 de setembro de 2022, o Brasil completa 200 anos de independência e o desfile, realizado no centro da capital baiana, trouxe para o público o sentimento de respeito e patriotismo.
O início dos festejos foi com música, por volta das 08h, seguido do hasteamento das bandeiras do Brasil, da Bahia e de Salvador. Estiveram presentes, o governador da Bahia, Rui Costa (PT); o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil); o senador Jacques Wagner (PT); o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Adolfo Menezes (PSD) e o presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, Desembargador Nilson Soares Castro Branco. Os gestores e políticos foram recebidos pelo comandante do 2º Distrito Naval, Vice Almirante Humberto Caldas da Silveira Junior.
Leia também:
O desfile começou com muita animação e ritmo aplicado pelas tropas das Forças Armadas e do público, que não se esmureceu diante dos períodos de chuva. Palmas, sorrisos e orgulho também apresentado pelas pessoas que voltaram a lotar as ruas do centro e as sacadas dos edifícios depois dos anos de pandemia da Covid-19.
Uma dessas pessoas foi Caroline Moura, de 28 anos. A jovem falou com nossa equipe sobre a importância do patriotismo. "Além de prestigiar o nosso Brasil, que hoje comemora 200 anos de independência, vim também prestigiar os militares que têm um papel importante na nossa sociedade e a gente precisa valorizar isso. É preciso sempre fortalecer nossa cidadania e também o nosso patriotismo, o nosso Brasil", pontuou a Caroline.
Já para seu Ailton dos Santos, de 66 anos, relembrar do passado é uma tradição que deve ser valorizada sempre. "Eu tô participando porque hoje é os 200 anos que nós vivemos a independência do Brasil. Essa é a 10ª vez que estou participando e porque acho uma tradição o 7 de setembro. Meu sentimento é de alegria e satisfação pelos 200 anos, e mais alegre ainda porque estou na Bahia, onde tudo começou pelo 2 de julho", disse o pescador.
Desfile
Tropas das Forças Armadas e fanfarras escolares fizeram parte do desfile do bicentenário da Independência. Após a passagem da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, a PM abriu o desfile com os ex-alunos dos Colégios da Polícia Militar (CPM) seguidos dos alunos, da Coordenação de Interatividade dos Veteranos (Cive), da Banda de Música da PM Maestro Wanderley, do Grupamento do Comando, Guarda-Bandeira e Academia de Polícia Militar (APM).
Em sequência, representando a tropa especializada, 456 policias do Batalhão de Guarda (BG), Batalhão de Choque, Batalhão de Operações Especiais (Bope), Batalhão Especializado no Policiamento em Eventos (Bepe), Polícia Turística (Beptur), Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa), Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Polo Industrial e do Grupamento Aéreo (Graer) que realizará sobrevoo. Fecham o desfile as Companhias Independentes de Policiamento Tático (CIPTs) da capital e interior.
Na sequência, 70 veículos serão exibidos durante o desfile hipomotorizado com motocicletas, cavalos, carros, embarcações, caminhões e bases móveis.
A rede municipal de educação conduziu 580 alunos, divididos em 8 fanfarras e também na ala de judô. Além disso, participaram do desfile 355 agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) e 300 profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), com três ambulâncias, seis motolâncias e veículos de intervenções rápidas (VIR).
O itinerário do desfile iniciou no Largo da Graça e seguiu pelo Corredor da Vitória, Campo Grande, Praça do Relógio de São Pedro, e foi finalizado na Praça Castro Alves.
Grito dos Excluídos
Movimentos sociais, religiosos e centrais sindicais, se uniram para o tradicional Grito dos Excluídos, uma mobilização que acontece em todo o país no dia 7 de setembro desde 1995. As pautas são de defesa da democracia à luta por inclusão, direitos, e políticas públicas E neste ano, o tema foi “Independência para quem”? De acordo com a organização, o objetivo é refletir sobre a trajetória do Brasil e de sua população mais carente.
Grupos e apoiadores de candidatos aos cargos de deputados estaduais e federais, governadores, senadores e presidentes também estiveram presentes.
Ato na Barra
Ainda em meio aos atos do 7 de setembro, apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) se reuniram na região do Farol da Barra, em Salvador. Vestidos de verde e amarelo, os manifestantes caminharam na região. Pelo menos dois trios elétricos acompanham o grupo. Entre os cartazes de apoio ao ato estavam alguns que pediam eleições com voto auditável. O candidato ao governo da Bahia João Roma (PL) e a candidata ao Senado Raissa Soares (PL) participaram do ato.
Mais fotos do desfile
Leia mais sobre Salvador no ibahia.com e siga o portal no Google Notícias
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!