O sistema de emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) - que vai substituir o Registro Geral (RG) - acessar o site do governo. Dois postos de emissão da nova CIN foram inaugurados em Salvador. O valor investido no novo sistema foi R$ 8,6 milhões.
Na capital baiana, a CIN pode ser retirada gratuitamente por todos os cidadãos nos postos SAC Pituaçu e Salvador Shopping. O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, inaugurou os pontos nesta manhã. Para receber o novo documento, o indivíduo deve acessar o portal online ou pelo aplicativo do GOV.
Leia também:
No entanto, segundo a Ascom Saeb, o atual RG não precisará ser inutilizado imediatamente. O prazo para a substituição oficial para a Carteira Nacional de Identidade é 2032.
Emissão da nova Carteira de Identidade Nacional ocorrerá de forma gradativa na Bahia
Atualmente, Salvador é a única cidade no estado a estar apta a emitir o novo documento. No restante do país, o novo sistema já foi adotado em quase todos os estados, cumprindo o prazo de até 11 de janeiro de 2024 para emitir o documento.
Para a aplicação do novo sistema, que tem contrato de 5 anos de vigência, foram investidos R$ 8,6 milhões. O contrato ainda inclui a prestação de serviços e inclui implantação, configuração, migração de sistema além de treinamento de funcionários.
O uso da Carteira Nacional de Identidade é obrigatório, e tem como objetivo unificar o sistema de identificação de todos os cidadãos brasileiros.
O documento também conta com QR Code identificando o dono do documento e código MRZ - o mesmo usado nos passaportes. A presença do QR Code facilita a unificação de dados como CNH, carteira de trabalho, título de eleitor, certificado militar. Informações médicas também poderão ser facilmente acessadas, como o tipos sanguíneos e nos casos de pessoas com deficiências visual ou auditiva, além de pessoas autistas.
O objetivo da CNI é reduzir o risco de falsificações, além de facilitar a locomoção de brasileiros em países pertencentes ao Mercosul.
Quais documentos são necessários para emitir a CNI?
Além do cadastro no portal online do governo, para retirar o documento é necessário que o cidadão ou cidadã apresente a certidão de nascimento ou de casamento. Esses documentos podem estar tanto na versão física quanto na digital.
De acordo com a agência de comunicação do Governo, até esse momento foram registrados 2.112 agendamentos que aguardam atendimento. Desse número, 1.233 são do SAC Salvador e 879 no SAC em Pituaçu.
Helena Pamponet Vilaboim
Helena Pamponet Vilaboim
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!