icone de busca
iBahia Portal de notícias
SALVADOR

Salvador recebe 100 equipamentos para monitorar áreas de risco

Prismas vão ser instalados na região do Santo Antônio Além do Carmo

foto autor

14/04/2016 às 11:23 • Atualizada em 01/09/2022 às 12:32 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
Salvador passa a contar, a partir desta quinta-feira (14), de uma ferramenta de monitoramento de áreas de risco e deslizamentos. Serão instalados hoje à tarde 100 prismas para Estação Total Robotizada (ETR), na região do Santo Antônio Além do Carmo. O objetivo da ETR é monitorar áreas de riscos de deslizamentos, complementando os dados e informações da rede observacional de monitoramento.
Desde a última segunda-feira (11) os técnicos estão na área verificando os locais de instalação e preparando o local para o recebimento dos equipamentos. Os equipamentos serão distribuídos ao longo da encosta e também em residências que ficam no morro, localizado sobre o Túnel Américo Simas, que liga o Aquidabã ao Comércio.
Área escolhida para instalação de prismas fica acima do túnel Américo Simas (Foto: Arisson Marinho/Arquivo CORREIO)
Na prática, os prismas — pequenos refletores circulares de laser, com 8 a 10 centímetros de diâmetro — funcionam como sensores que registram a movimentação do solo e enviam as informações para a estação robótica. No caso de Salvador, uma Estação Total Robotizada (ETR) será instalada sobre a caixa d’água do Hospital Naval, em frente à encosta.
As informações que chegam à estação irão diretamente, via internet, para a sede do Cemaden, em São José dos Campos (SP), que redistribuirá os dados para a Codesal. O local onde os equipamentos serão instalados foi escolhido pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), porque fica na falha geológica que separa a Cidade Alta da Cidade Baixa.
O sistema custa R$ 300 mil, além dos custos com transmissão de dados via internet. Nas outras sete cidades onde o Projeto de Monitoramento dos Morros para Prevenção de Deslizamentos já foi instalado, foram feitas parcerias com as prefeituras para os serviços de internet. Porém, por problemas de conexão, o Cemaden decidiu instalar a própria rede.
Correio24horas

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Salvador