Os fortes de Santa Maria, São Diogo, São Marcelo, Santo Antônio da Barra (o Farol da Barra) e Nossa Senhora de Monte Serrat estão na lista dos indicados para concorrer ao título de Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), junto com outras 14 fortificações espalhadas pelo Brasil.
Os equipamentos devem atender a uma série de diretrizes, a exemplo da garantia de promoção do uso sustentável e a conservação do local e da preservação da memória e o estímulo ao turismo cultural.
Leia também:
“Salvador tem o privilégio de ter a segunda maior baía do mundo e uma extensão de Orla de aproximadamente 50 km. Além de uma riqueza cultural enorme entorno das histórias desses fortes. Não à toa, o reconhecimento do Iphan em selecionar cinco equipamentos da cidade para compor o Conjunto de Fortificações do Brasil. Vamos avançar ainda mais para ampliar a rede das fortificações de Salvador, com a incorporação de outros equipamentos, como o Forte São Marcelo, sempre em parceria com o Exército, a Marinha do Brasil e o Iphan”, afirma o secretário municipal de Cultura e Turismo, Claudio Tinoco.
Os outros 14 fortes selecionados ficam localizados em municípios do Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rondônia, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Mato Grosso do Sul e Amapá.
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!