Foto: Bruno Concha/Secom
Após semana chuvosa, mais uma frente fria atinge a capital baiana e a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) alerta para os cuidados com o banho de mar no período.
Leia também:
Durante este sábado (5) e domingo (6) a Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar) promoverá a Operação Praia Segura, com agentes nas praias e com rondas volantes no trecho que compreende desde o Jardim de Alah até Ipitanga.
O coordenador da Salvamar, Alysson Carvalho, dá dicas valiosas para aqueles que vão se arriscar nas praias de Salvador e lembra que, nos dias de chuva, o mar fica muito mais agitado devido a força dos ventos, o que pode gerar uma maior dificuldade para os banhistas, pela força das ondas e correntes de retorno.
Outro alerta da Salvamar é de que os banhistas devem ter cautela em relação ao consumo de bebidas alcoólicas, já que após o uso deve ser evitado, pois o álcool na corrente sanguínea pode gerar uma falsa sensação de capacidade física favorável a enfrentar as ondas e correntezas, o que pode ser perigoso.
Umas das ações preventivas realizada pela Salvamar para alertar os banhistas é a colocação de bandeiras, em trechos de praia considerados perigosos.
A indicativa funcionada da seguinte forma:
- Bandeira vermelha: representa mar muito agitado e indica a impossibilidade de mergulho no trecho demarcado, devido ao risco elevado de afogamento
- Bandeira amarela: simboliza um mar em atenção, no qual o banho no local está permitido, mas desde que o banhista tenha noções de nado
- Bandeira verde: verde indica que o local é apropriado para banho.
Leia mais sobre Salvador em iBahia e siga o portal no Google Notícias
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!