A lei que obriga os shopping centers a disponibilizarem aparelhos abafadores de ruídos para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) foi sancionada pelo prefeito Bruno Reis, no início do mês de março, e os estabelecimentos de Salvador começam a se adaptar a nova legislação.
É o caso do Shopping Itaigara, que informou na quinta-feira (28) que aparelhos abafadores de ruídos, tipo “concha”, já estão disponíveis no local para pessoas de todas as idades com Transtorno do Espectro Autista.
Leia também:
Para ter acesso ao dispositivo, o cliente deve ir à administração, na garagem G1, e solicitar a retirada. Nesse momento, é obrigatória a apresentação de documento com foto para o preenchimento do termo de responsabilidade. O responsável deverá se comprometer a devolver o aparelho no local onde foi retirado, no mesmo dia, nas condições em que foi entregue.
O Shopping Barra também anunciou na terça-feira (2) ações que marcam o Dia Mundial de Conscientização sobre Autismo. Vagas de garagem, iluminação especial, abafadores de ruídos e uma sessão de cinema com convidados estão entre as iniciativas.
Todos os meses, o UCI Orient Shopping Barra oferece a Sessão Azul, uma experiência adaptada, com luzes levemente acesas, volume de som reduzido e sem trailers ou propagandas comerciais.
Outros shoppings que já disponibilizam abafadores de ruídos para pessoas com TEA
Apesar do prefeito Bruno Reis ter assinado a nova Lei no último dia 11 de março, alguns estabelecimentos da capital já ofereciam os equipamentos desde o ano passado. É o caso do Salvador Shopping e do Salvador Norte que, desde abril de 2023, contam com este serviço.
O Salvador Norte possui 10 equipamentos à disposição dos clientes. Já o Salvador Shopping possui mais de 60 abafadores.
Os abafadores de ruídos podem ser solicitados gratuitamente. Para realizar o empréstimo, o cliente do Salvador Norte deve se dirigir ao Espaço Cliente (piso L2) e o do Salvador Shopping podem retirar nos Espaços Família – Pisos L1 e L2 e Centro de Atendimento ao Cliente – CAC, piso L2. É preciso fazer um breve cadastro. Não existe limite para o tempo de utilização e os equipamentos são higienizados a cada uso.
Gabriela Braga
Gabriela Braga
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!