icone de busca
iBahia Portal de notícias
Acusações

Sindicato pede rigor na apuração do desvio de pix por jornalistas

Sinjorba reforçou que, até o momento, não há confirmação oficial dos nomes dos supostos envolvidos

foto autor

Redação iBahia

14/03/2023 às 15:21 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

				
					Sindicato pede rigor na apuração do desvio de pix por jornalistas
Divulgação

A diretoria do Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba) emitiu uma nota nesta terça-feira (14) na qual pede cuidado e rigor na apuração jornalística no caso de desvio de recursos oriundos de arrecadação solidária, tendo como suspeitos profissionais da TV Record Bahia. O sindicato anunciou que acompanha as apurações da denúncia.

Em nota, o sindicato reforçou que, até o momento, não há confirmação oficial dos nomes dos supostos envolvidos.

“O Sinjorba alerta para o cuidado e rigor na apuração jornalística desse fato, para evitar pré-julgamentos e ilações, visando preservar o conjunto dos profissionais de jornalismo, que exerce de forma ética o seu ofício na Rede Record no Estado”, diz a entidade representativa.

O Sinjorba também chamou atenção “para que o veículo trate o assunto com a transparência necessária, evitando prejuízos à imagem da categoria”.

A entidade informou que aguardará o fim das investigações, com a devida identificação dos suspeitos, para manifestar sua opinião. Acrescentou que “que respeitará o devido processo legal na apreciação de qualquer representação que seja recebida e encaminhada à sua Comissão de Ética”.

Veja também:

Entenda o caso

Funcionários da Record TV Itapoan são investigados de ter desviado dinheiro de doação para o tratamento de uma criança com câncer. O caso veio à tona na sexta-feira (10), após divulgação do site Bahia Notícias. Um editor e dois repórteres estariam envolvidos no esquema, que começou em setembro de 2022.

Ao todo, o grupo teria arrecadado R$ 800 mil, que foram doados para a mãe de uma menina que precisava fazer um tratamento contra o câncer. Ela havia pedido ajuda durante o Balanço Geral Bahia, jornal da TV Itapoan apresentado por José Eduardo Bocão. A Polícia Civil investiga o caso.

Acusação

Os funcionários da TV Itapoan são acusados de desviar dinheiro de doação para o tratamento de uma criança com câncer. De acordo com o site Notícias da TV, A mãe da criança fez um apelo ao vivo para tentar arrecadar dinheiro para o tratamento da doença, que tem altos custos.

Durante a exibição do apelo, foi exibido uma chave pix que não era a da mulher, mas sim de um dos envolvidos no golpe. O ex-jogador do Bahia, Anderson Talisca, que está atualmente no Al-Nassr, doou cerca de R$ 70 mil para o caso.

Descoberta

Em fevereiro, o jogador e a equipe dele entraram em contato diretamente com a mãe da menina, para abater o valor doado no Imposto de Renda. A mulher, no entanto, informou que havia recebido nenhum valor da emissora. Neste momneto, o apresentador José Eduardo foi alertado.

Ainda segundo o Notícias da TV, revoltado com o roubo, Bocão repassou as informações para alta direção da Record e cobrou ações. A executiva de Salvador repassou o caso para São Paulo, que, após investigação interna, determinou a demissão de todos os envolvidos.

Demissões

O Notícias da TV apurou que o editor foi demitido. Os dois repórteres estão de férias e serão desligados quando retornarem ao trabalho, ainda segundo o site.

O iBahia entrou em contato com a TV Record para saber o posicionamento da emissora sobre o assunto, mas não teve retorno até o fechamento desta matéria.

Posicionamento do apresentador

Nesta segunda-feira (13), o apresentador iniciou o programa falando sobre honestidade, defendeu sua história pública e disse ter orgulho da equipe com a qual trabalha diariamente no programa. Emendou convocando os telespectadores a continuarem buscando ajuda do programa.

Aspas da citação
Você que precisa da rede Record continue vindo à porta da emissora, pedindo ajuda, e nós faremos de tudo para te ajudar. Bandido nenhum vai me impedir de ajudar o povo José Eduardo Apresentador do Balanço Geral

O apresentou pregou punição aos envolvidos em caso de confirmação dos desvios. Conforme o apresentador, o jurídico da emissora "está trabalhando para encontrar e apontar os culpados".

Investigação

A Polícia Civil iniciou uma investigação sobre a fraude. De acordo com a PC, conforme as primeiras informações, "o crime consiste em arrecadar doações para pessoas em estado de vulnerabilidade social, porém o valor não era repassado para as vítimas". Os responsáveis serão intimados para depor, segundo a Polícia Civil informou em nota.

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Salvador