Uma criança e um adolescente se perderam durante o Carnaval, de acordo com informações da 1ª Vara da Infância e da Juventude. Também houve o registro de outra criança e outro adolescente em situações de risco, totalizando quatro ocorrências, todas no circuito Barra-Ondina. Todos os menores foram encaminhados ao Conselho Tutelar e depois foram entregues às famílias.
Clique aqui e leia as notícias mais importantes do Carnaval de Salvador Baixe o aplicativo que localiza os blocos nos circuitos da folia A 1ª Vara da Infância e da Juventude
orienta os pais e responsáveis colocar a pulseirinha de identificação na criança ou no adolescente, contendo o nome e o contato da família. As pulseiras podem ser obtidas durante todo o carnaval em postos do Juizado listados abaixo:
Postos fixos e permanentesPosto Central: Rua Agnelo de Brito, 72, Garibaldi - Tel:3203.9328; Posto Pelourinho: Rua Inácio Acioly, n.º 26 - Sub-solo (próximo ao Bacalhau do Firmino) - Tel:3321.1020; Posto Aeroporto: Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães - Tel:3204.1011; Posto Rodoviária: Terminal Rodoviário de Salvador - Tel: 3450.6001; Posto Campo Grande: Igreja Batista Sião.
AbrigoO trabalho das equipes de abordagem da Secretaria de Promoção Social é Combate à Pobreza (SEMPS) já resultaram no abrigamento temporário de 67 crianças, no retorno para casa ou casa de parentes de 324 menores de idade, no cadastramento de 601 famílias de comerciantes ambulantes para posterior acompanhamento por parte da Secretaria. Desde o primeiro dia de carnaval, já foram feitas 2.525 abordagens. No último domingo (2), foram realizadas 1.091 abordagens, 169 cadastramentos e 98 encaminhamentos de retorno ao lar de menores encontrados no circuito em situação de trabalho (75) ou de vulnerabilidade ( 94 menores). Quatro abrigos da Semps realizam o acolhimento institucional temporário. Distribuídos em pontos estratégicos, os abrigos tem capacidade para atender 360 crianças e adolescentes e vão funcionar das 19h desta quinta-feira (27) até 15h da quarta-feira (5). No Circuito Dodô (Barra-Ondina), os abrigos vão funcionar no Centro Integrado de Apoio à Criança e ao Adolescente (CIAC), na Rua do Corte Grande, Alto de Ondina; e na Creche Calabar, na Rua Maria Pinho, s/n. Já no Circuito Osmar (Campo Grande), os abrigos estão localizados na Escola Municipal Permínio Leite, na Rua Democrata, 168, Dois de Julho; e na Escola Estadual Senhor do Bonfim, na Rua General Labatut, s/n, Barris. Quem presenciar situações de violação de direitos poderá registrar denúncia, informando o local, para que uma equipe de abordagem possa tomar as devidas providências. Os telefones são (71) 9987-5147 (abordagem social) e (71) 9623-4955 (denúncias contra a violação de direitos de crianças e adolescentes).