Os estudantes do Instituto Federal da Bahia (Ifba) realizaram na Bahia diversas manifestação no inicio da tarde desta quinta-feira (9), contra o corte de verbas do Governo Federal às instituições de ensino. Em Salvador, o protesto ocorreu no Barbalho, onde fica o prédio do instituto.
No última segunda-feira (6), o Ministério da Educação anunciou um bloqueio de 7,2% da verba destinada às universidades e institutos federais. Um documento anterior, de 27 de maio, indicava que o corte seria de 14,5%, o que equivaleria a R$ 3,2 bilhões.
Leia também:
Estudantes do Ifba em Salvador protestam contra corte de verbas para institutos federais#ibahia #salvador pic.twitter.com/Lqj7oIWnct
— iBahia (@iBahia) June 9, 2022
Segundo a Transalvador, a ocorrência já foi finalizada e uma guarnição esteve no local no momento da situação. A via bloqueada, a mesma foi liberada.
Em nota, a Polícia Militar informou que policiais da 2ª CIPM acompanharam o grupo de aluno que protestavam na região do Barbalho. Ainda de acordo com a PM, a manifestação foi pacífica e os militares acompanharam até o final.
Em Simões Filho, também foram registrados atos contra o corte. Os estudantes caminharam pela ruas da cidades, com gritos à favor da instituição e com placas nas mãos.
— iBahia (@iBahia) June 9, 2022
O iBahia entrou em contato com o Ifba, mas até a publicação desta matéria não obteve retorno.
Leia mais sobre Salvador em iBahia.com e siga o Portal no Google Notícias.
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!