O grupo Cia da Ilha, da cidade de Itaparica, na Ilha de Itaparica, foi o grande vencedor do Campeonato Estadual de Quadrilhas Juninas deste ano, e conquistou neste domingo (19) a 2ª edição consecutiva da competição.
Em 2019 - no ano em que o campeonato tinha sido realizado pela última vez antes do período mais crítico da pandemia de Covid-19 -, a Cia da Ilha também tinha levado o o primeiro lugar.
Leia também:
Cia da Ilha vence Campeonato Estadual de Quadrilhas Juninas 2022 pela segunda edição consecutiva #iBahia #Quadrilhas #SãoJoãonaBahia pic.twitter.com/9iCU1NcuOk
— iBahia (@iBahia) June 19, 2022
O concurso foi realizado na Praça da Revolução, no bairro de Periperi, no subúrbio ferroviário de Salvador, entre a quinta-feira (16) e este domingo, quando se apresentaram as quadrilhas do grupo de campeãs.
Após a contagem dos pontos, o grupo Forró do ABC, do bairro da Liberdade, na capital baiana, que tinha ficado em terceiro na última edição da competição, ficou em segundo lugar nesta.
Já em terceiro no pódio, ficou a quadrilha Forró Asa Branca, do bairro do Cabula, também em Salvador, que em 2019 havia conquistado o segundo lugar.
Grupo de acesso
Pelo grupo de acesso, os quatro grupos com melhor pontuação foram Fogueira Santa, Pisada do Sertão, Buscapé e Balancê, respectivamente. Com isso, os grupos devem desfilar em 2023 entre as campeãs, na 14ª do campeonato.
Em edições normais, as quatro com piores pontuações do grupo de campeãs da edição deste ano seriam rebaixadas para o grupo de acesso.
No entanto, por ser uma edição de retomada após o período mais crítico da pandemia, isso não deve acontecer. Ou seja, em 2023, a competição será ainda mais disputada.
Competição
Nos três primeiros dias do campeonato, se apresentaram as quadrilhas do grupo de acesso. Após o final das apresentações, ficaram definidas as quatro melhores posicionadas no ranking de votação.
O grupo “das estrelas” só se apresentou neste domingo. Ao todo, sete quadrilhas concorrendo ao título de campeã.
Leia mais sobre São João no ibahia.com e siga o portal no Google Notícias
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!