Imagine um mundo em que, em pleno ano de 2016, o governo brasileiro decretasse uma medida provisória obrigando que todos os negros fossem capturados e enviados imediatamente à África, provocando, no século XXI, o revés da diáspora vivida pelo povo africano do Brasil escravocrata. É em meio a tal situação que o espetáculo Namíbia, Não!, lançado em 2011 e já visto por mais de 500 mil espectadores, retorna, na sexta-feira, às 21h, o teatro político no Brasil, na Sala Principal do Teatro Castro Alves, por R$ 40 e R$ 20.
Com texto teatral do baiano Aldri Anunciação, premiado com o Jabuti de Literatura em 2013, o espetáculo ganhou diversos desdobramentos, como o preparo atual para a sua versão para os cinemas. Na obra, para não incorrer no crime de Invasão a Domicílo, a polícia só poderia capturar os indivíduos nas ruas. Logo, os personagens André e Antônio passam o dia trancados no apartamento, debatendo as questões sociais e econômicas da vida atual, seus anseios pessoais e as consequências de um iminente retorno à África-mãe. Sem tratar do racismo diretamente, Aldri induz o espectador a pensar sobre preconceitos sociais que prosseguem alimentados em entrelinhas cotidianas.
BATE-PAPO
A peça, dirigida por Lázaro Ramos, ganha, ainda, uma homenagem especial pelos seus sete anos de sucesso. Em celebração, o autor baiano, que também é ator e teve a sua carreira como dramaturgo iniciada a partir da peça, abre o coração e toda a própria trajetória no palco do Teatro Castro Alves, hoje (09), em uma conversa conduzida pela jornalista Renata Menezes, no projeto Conversas Plugadas - que oferece ao público a oportunidade de dialogar e debater de perto.
MAIS PROJETOS
Para 2018, Anunciação prepara o lançamento de mais uma obra de sua autoria, que fala sobre a condição pós-diaspórica do negro brasileiro, em um espetáculo teatral com atuações do consagrado ator Antônio Pitanga e do seu filho Rocco Pitanga.
Atualmente, ainda apresenta um programa de TV que se debruça no comportamento, arte e cultura da Bahia, intitulado “Conexão Bahia”, da Rede Bahia. Também realiza a pré-produção do seu novo texto teatral, “Embarque Imediato”, e protagoniza o longa-metragem “Ilha”, com direção de Glenda Nicácio e Ary Rosa (Rosza Filmes), ambos com estreia prevista para o segundo semestre de 2018.
Veja também:
Leia também:
AUTOR
Redação iBahia
AUTOR
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade