O espetáculo O Sumiço da Santa é inspirado no livro de mesmo nome, um dos últimos escrito por Jorge Amado |
A atriz Ana Cecília Costa |
O espetáculo passeia pelo humor e o drama, tratando também de questões ligada a intolerância às religiões de matrizes africanas e o racismo. Fernando Guerreiro, que já dirigiu espetáculos de sucesso como 'Os Cafajestes', 'Vixe Maria, Deus e O Diabo na Bahia' e 'Pólvora e Poesia', nunca havia trabalhado com essas temáticas. "Talvez o principal motivo de eu ter escolhido esta obra é que ela mexe com um assunto muito atual: a intolerância com as raízes de matrizes africana. Jorge sempre foi defensor dessas questões, e acho que nesse momento é preciso que a gente levante essa bandeira", conta.
O diretor Fernando Guerreiro já dirigiu grandes espetáculos, agora assina a direção de O Sumiço da Santa |
Duplas dinâmicas Uma das curiosidades do processo de criação da montagem foi o desenvolvimento paralelo entre o dramaturgo e o diretor. "Cláudio foi escrevendo esse texto, à proporção que eu ia montando. Então foi uma troca muito maluca, né? Parecia que eu tava gravando uma minissérie. A gente teve uma certa dificuldade de achar o tom e a forma. Ele precisou fazer um trabalho paralelo", revela Guerreiro.
Por falar em parceria, o maestro Letieres Leite, que assina a direção musical, fez questão de ressaltar o trabalho da musicóloga Ligiana Costa, responsável pela preparação vocal do elenco, e que acabou ajudando nas composições e arranjos. Essa é a primeira vez que Letieres trabalha com um espetáculo no Brasil. Na Europa, já assinou a direção de Auto da Compadecida, entre outros espetáculos.
"Aqui a gente trabalha com a criação espontânea e na Europa tem um planejamento mais rígido. Neste ensaio de hoje, por exemplo, é permitido mudar e dar novas ideias. Ao mesmo tempo tive muita liberdade na criação da trilha original. Este é um tema que me interessa: Jorge Amado e a música do candomblé", conta Leitieres.
A dobradinha também fica por conta das produtoras que encabeçaram o projeto: Janela do Mundo e Multi Planejamento Cultural, com patrocínio da Chesf e Embasa. A produção também é responsável pelas chamadas 'ações de formação'. A ideia é estimular o gosto pela literatura e pelo teatro aos estudantes de escolas públicas e particulares.
"Nós estamos com um concurso cultural no site oficial do projeto e vamos abrir sessões especiais do espetáculo com debates para alunos de algumas instituições", explica Fernanda Bezerra, coordenadora de projetos da Multi Planejamento Cultural. Veja o vídeo gravado pelo iBahia em um dos ensaios finais, com o elenco de O Sumiço da Santa convidando o público para assistir ao espetáculo. [youtube tQiN1hlI6Fg] O Sumiço da Santa Quando - a partir de 15 de setembro, de sexta a domingo, 20h Onde - Teatro ACBEU (Av. Sete de Setembro, 1883, Corredor da Vitória. Tel: 3444-4411) Quanto - R$30 (inteira) e R$15 (meia)
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade