Com 145 anos celebrados no último sábado, 15 de julho, Juazeiro um dos principais pontos turísticos do Vale do São Francisco. Cidade de natal de nomes como Ivete Sangalo e João Gilberto, junto com Petrolina, em Pernambuco, forma o maior aglomerado urbano do semi-árido.
Conhecida como Terra das Carrancas, símbolo da cidade localizada às margens do rio São Francisco, Juazeiro também ficou conhecida como a "capital do bode", realizando anualmente um calendário de feiras do animal. Atualmente, segundo o Censo 2022, é a 5° cidade mais populosa da Bahia.
Leia também:
Neste guia, o turista, seja baiano, brasileiro ou de fora do Brasil, vai encontrar as principais informações para curtir Juazeiro do melhor jeito – e para todos os bolsos. Aqui, você encontra como chegar neste paraíso, o que fazer, quando ir, onde ficar e onde comer, além de conhecer um pouco da história da região. Confira:
História
Criada em 1833, desde 1596 teve o território percorrido pelo bandeirante Belquior Dias Moreira. Em 1706, uma missão chegou no local para catequizar os índios da região. Por causa disso, foi erguido um convento e capela com uma imagem da Virgem.
Segundo a lenda local, ela foi encontrada em grutas nas intermediações por uma indígena. Daí veio o nome Nossa Senhora das Grotas do Juazeiro, que deu origem à atual sede do município.
À margem do Velho Chico, no fim do século XVII, à sombra protetora da árvore mãe do sertão, o Juazeiro, já começava a surgir o que hoje constitui em um dos mais importantes núcleos urbanos do Sertão Nordestino.
Aos poucos se desenvolvendo, Juazeiro logo se tornou vila e, em seguida, comarca, para enfim ser designada cidade em julho de 1878, pela Lei n.º 1.814 .
Como chegar
É possível visitar Juazeiro, saindo de Salvador, de carro e de ônibus. Outra opção é pegar um voo até Petrolina, e de lá fazer a travessia pela ponte Presidente Eurico Gaspar Dutra, que fica sob o Rio São Francisco.
- De Carro
De carro, a rota mais rápida para chegar a Juazeiro partindo de Salvador é via BR-407. Para isso, pegue a BR-324 para sair da capital baiana. A viagem de 507km dura cerca de 8 horas.
- Ônibus
A companhia Rota faz o trecho Salvador-Juazeiro. O passageiro pode escolher entre executivo, semi-leito, leito, leito-cama. As viagens podem durar até 10h15.
- Avião
O aeroporto mais próximo de Juazeiro é o de Petrolina – as duas cidades são divididas por uma ponte que passa pelo Rio São Francisco, e a distância entre as duas é de 10 minutos de carro. As companhias Azul e Latam fazem a rota.
Quando ir
Não há época específica que a atrapalhe a viagem mas, fique alerta: o período entre maio e outubro é mais seco, enquanto o de novembro a abril é marcado pela temporada de chuvas.
O que fazer
Por causa do Rio São Francisco, a cidade possui um forte apelo turístico. A orla da cidade é um dos cartões postais, com opções como a visitação à estátua do Nego D'Água. Ainda na região, o Museu Regional do São Francisco promove uma visita a história do local, com um acervo de cinco mil peças, entre fotografias, quadros, mobílias, itens da navegação, documentos antigos, louças, entre outros. Confira algumas opções:
- Orla
A Orla é um dos principais locais para quem deseja admirar o "Velho Chico" ou a extensão da cidade de Juazeiro.
- Ponte Presidente Dutra
É através da ponte Presidente Dutra que liga os municípios de Petrolina, em Pernambuco, e Juazeiro na Bahia. O equipamento foi construída na década de 1950 pelo francês Eugéne Freyssinet. É da orla juazeirense que se tem uma boa vista da imponente ponte.
- Vapor Saldanha Marinho
O "vaporzinho" é um monumento que faz homenagem aos navegantes e a navegação. Prática que foi super importante para o crescimento da cidade. Construído fora do Brasil, a embarcação navegou em águas estrangeiras, foi o 1º vapor a navegar em águas brasileiras e o 1º vapor a navegar no rio São Francisco.
- Travessia de Barco: Juazeiro-Petrolina
Através das embarcações disponíveis o turista e morador local pode acessar Juazeiro-Petrolina. Essa é mais uma alternativa, além da ponte Presidente Dutra, de acessar as cidades vizinhas pelo mar. A viagem é curta, mas as belezas e encantos do Velho Chico fazem o passeio valer super a pena.
- Casa do Artesão
O artesanato também é uma marca forte do lugar. Logo na entrada da cidade, é possível encontrar a Casa do Artesão que oferece um serviço feito a mão. No empreendimento você pode adquirir brincos, sandálias de couro, santos de madeira, quadros, velas aromáticas em formato de cactos, carrancas e outros produtos.
- Museu Regional do São Francisco
Datado de 1925, a Fundação Museu Regional do São Francisco é uma casa neoclássica conhecida como "palácio" ou "palacete" entre os habitantes de Juazeiro. O acervo reserve cinco mil peças que constam a história da região do São Francisco por meio de fotografias, quadros, mobílias, itens de navegação, ferramentas de trabalho, documentos antigos, louças e uma coleção de carrancas. A casa começou a ser construída em 1920 e só ficou pronta em 1925.
Onde se hospedar
O Rapport Hotel dispõe de piscina ao ar livre e recepção 24h, além de Wi-fi gratuito, ar condicionado, tv a cabo, frigobar. O café da manhã é servido diariamente e inclui variedade de frutas frescas, pães e frios. Endereço: Avenida Ulisses Guimarães, 162, Juazeiro.
Situado a 200 metros do centro de Juazeiro, o Grande Hotel dispõe de ginásio, Wi-Fi gratuito e piscina exterior com espreguiçadeira. O restaurante possui buffet de pequeno almoço diário com frutas, bolos e pães; Além disso, os quartos são climatizados com vistas para o Rio São Francisco. Endereço: Rua Jose Petitinga, 466, Juazeiro.
O hotel dispõe de recepção 24 horas e Wi-fI gratuito em todas as áreas. Os quartos possuem TV de tela plana, banheiro privativo, ar condicionado e algumas acomodações têm varanda. Um buffet de café da manhã é servido diariamente. Endereço: Praça da Bandeira, n⁰ 33, Centro
Onde comer
- Papa's Churrascaria
Endereço: Av. Santos Dumont, Centro
- Restaurante Cais do Porto
Endereço: Rua Coronel Aprígio Duarte, 21 - Centro
- Restaurante Casa Antiga
Endereço: Rua Conselheiro Saraiva , 8 - Centro
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!