O município de Pojuca fica situado a 67 km de Salvador. Criado pela Lei Estadual nº 979, de 29 de julho de 1913, o território nasceu a partir do desmenbramento de Sant'Ana do Catu. O nome da cidade é de origem tupi relacionados à água, barro e mandioca, representando a riqueza da diversidade vegetal e animal no local.
Neste guia, o turista, seja baiano, brasileiro ou de fora do Brasil, vai encontrar as principais informações para curtir Pojuca do melhor jeito – e para todos os bolsos. Aqui, você encontra como chegar neste paraíso, o que fazer, quando ir, onde ficar e onde comer, além de conhecer um pouco da história da região. Confira:
Leia também:
História
Segundo a Prefeitura de Pojuca, na história de formação do município destacam-se as famílias Freire de Carvalho, Veloso e Saraiva e Sant'Ana. Juntos, eles teriam contribuído para o desenvolvimento local.
A primeira povoação que surgiu no território atual do município data de 1684, quando se fixaram às margens do Rio Pojuca, onde está situada a cidade do mesmo nome. As famílias Freire de Carvalho, Veloso e Saraiva fizeram construir moradias e engenhos, atraindo para o desenvolvimento da nascente diversos colonos.
Inicialmente chamada de Passagem, devido ao rio que corta o município, a cidade teve a denominação ligada à identificação católica com o Bom Jesus. O Engenho de Pojuca foi um importante centro de povoações no século XVIII, e a propriedade foi posteriormente adquirida por Manuel José de Carvalho.
Já durante a trajetória da família Carvalho, o destaque é para o Barão de Pojuca e o neto, que foi condecorado na Guarda Imperial.
A família Sant'Ana se destaca pela mobilização e pela emancipação de Pojuca em 1913, com a eleição do intendente Carlos Pinto.
Com o decorrer do tempo foram surgindo as primeiras casas e as principais ruas e assim por diante se desenvolvimento tanto em aumento populacional quanto em progresso de desenvolvimento. Pojuca só passou a fazer parte do Mapa do Turismo do Brasil em 2022.
Como chegar
Pojuca fica a cerca de 76km de Salvador. Localizada na Região Metropolitana, há duas possibilidades de chegar ao município.
- De carro
É possível usar três rotas para chegar até Pojuca de carro. Primeiro, via BR-324 até a saída 603 em direção a Camaçari/Aracaju e, em seguida, pegar a BA 093. Também é possível chegar via BA-535 e BA-093, e BR-324 com BR-110/BR-420.
- De ônibus
Também é possível chegar em Pojuca saindo de Salvador. A viagem dura cerca de 1h30 e as passagens podem ser compradas na Rodoviária.
O que fazer em Pojuca
- Encontro dos Bois
Pojuca inicia o calendário turístico oficialmente a partir de 6 de janeiro, com o encontro dos Bois, o Boi de D. Lindú e o Boi de Ouro.
A festa é permeada por música orquestrada por talentos locais e nacionais e reúne baianas, Negros Fujões, a Filarmônica Municipal, mascarados, blocos afro, grupos de capoeira, charangas, cavaleiros e amazonas.
- Lavagem do adro da Igreja Matriz
No segundo domingo de janeiro fiéis da cidade de Bom Jesus da Passagem se reúnem para participar da tradição anual onde a comunidade se junta para limpar e purificar o espaço sagrado, simbolizando renovação e devoção. Além disso, no dia 25 de janeiro, a cidade celebra a festa do padroeiro, Bom Jesus da Passagem. A festa homenageia o santo e as ruas ganham vida com procissões, músicas e alegria.
- Semana da Cultura Evangélica
No mês de fevereiro, ocorre ainda a Semana da Cultura Evangélica. O evento reúne fiéis de diversas igrejas em que bandas evangélicas locais têm a oportunidade de compartilhar a música e transmitir mensagens. Além disso, a ação também atrai cantores do cenário gospel, que transmitem ao público louvor e reflexão.
- Parque Aquático Rolf
Parque Aquático Rolf se destaca como um verdadeiro oásis de lazer e entretenimento. Com uma extensa área de 300m², o parque recebe anualmente cerca de 100 mil visitantes em busca de momentos de diversão e descontração. A estrutura moderna e opções de entretenimento fazem dele um ponto de encontro ideal para famílias, amigos e turistas que buscam fugir da rotina e aproveitar momentos inesquecíveis em Pojuca.
- São João de Pojuca
O São João de Pojuca é considerado o tesouro cultural do município. Conhecido como "O Melhor da Região", ele atrai anualmente uma média de 50 mil participantes. A festa acontece a partir da divulgação da programação municipal.
- Fábrica de cerveja
Também é possível visitar uma fábrica de cerveja artesanal próxima do Rio Quiricó. Os amantes de bebidas artesanais têm a oportunidade de degustar além de cervejas diferenciadas, a famosa Cachaça de Raiz e os melhores licores da região.
Onde ficar
Pojuca dispõe de três hotéis para receber os turistas. São eles: Hotel Plaza e Hotel União, localizados no Centro de Abastecimento da cidade, e o Hotel Pena, na rua Antônio Mota.
- Hotel Plaza
Todos os quartos possuem ar-condicionado, TV de tela plana e banheiro privativo. A recepção está aberta 24 horas.
O hotel fica localizado a 39k, da Praia do Forte e a 41 km de Imbassaí. Já o aeroporto mais próximo é o Aeroporto Luis Eduardo Magalhães, situado a 54 km da propriedade. As diárias atualmente, em dezembro de 2023, variam entre R$160 e R$180.
- Hotel União
O Hotel União oferece serviço de quarto e restaurante. Hotel dispõe de quartos família com ar-condicionado e TV de tela plana, e alguns quartos do hotel possuem varanda. O aeroporto mais próximo é o Aeroporto Internacional de Salvador, a 70 km do Hotel União. Em dezembro de 2023 as diárias estão por 170 reais.
- Hotel Pena
O Hotel Pena oferece quartos com TV a cabo e banheiro privativo. Dispõe também de terraço, WiFi gratuito e estacionamento privativo de cortesia.
Além disso, os quartos incluem roupa de cama e toalhas, e buffet de café da manhã servido diariamente. O aeroporto mais próximo é o Aeroporto Internacional de Salvador, a 70 km do Hotel Penna.
Nathália Amorim
Nathália Amorim
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!