A cidade de Salvador receberá a “Caravana de Artes e Empoderamento”, programa cultural criado pela cantora Juliana Ribeiro, no próximo dia 22 de setembro. O projeto vem acontecendo desde o dia 5 de setembro em diferentes municípios baianos.
O objetivo é levar oficinas de música e literatura para jovens em escolas estaduais das cidades que receberão as atividades programadas.
Leia também:
A caravana já passou pela cidade de São Sebastião do Passé, no Colégio Estadual Deputado Luís Eduardo Magalhães, e em Jequié, no Colégio Estadual Doutor Milton Santos, onde ficará até terça-feira (13).
No dia 22 de setembro, o projeto chega a Salvador, no Colégio Estadual Governador Lomanto Júnior, e finaliza sua passagem pela Bahia no dia 26 de setembro, em Itabuna, no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães.
As turmas serão formadas jovens entre 10 e 19 anos, do ensino fundamental e médio e terão 50 alunos cada. As aulas terão 4 horas de duração. As oficinas oferecidas buscam habilitar nas áreas da escrita, música, composição, literatura de cordel, expressividade vocal e execução rítmica.
Para isso, a cantora, historiadora e mestre em Cultura e Sociedade, Juliana Ribeiro, irá ministrar a oficina “Voz, Corporeidade e Gênero - A voz que canta por trás da voz que fala”. Nesta oficina serão trabalhadas técnicas de canto, exercícios vocais, práticas corporais e rítmicas.
Para introduzir os alunos no mundo da literatura, o cantor, compositor e poeta Maviael Melo, conduzirá a oficina de Literatura de Cordel. Durante as aulas serão trabalhadas a composição de versos, métricas musicais e formas composicionais.
Todas as atividades foram pensadas para levar os jovens a refletirem seu papel crítico na sociedade e desmistificar preconceitos. Nesse sentido, as oficinas buscam trabalhar a construção de habilidades através das vivências e construção de saberes dos próprios alunos.
Ao final do projeto, a cantora Juliana Ribeiro irá realizar o show “Preta Brasileira” em Salvador, porém a data e o local do evento ainda não foram, confirmadas.
Leia mais sobre Bahia no ibahia.com e siga o portal no Google Notícias.
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!