icone de busca
iBahia Portal de notícias
BAHIA

Prefeitura de Lauro de Freitas anuncia contratação de baianos resgatados no RS

Dez das vítimas que foram submetidas a situação análoga à escravidão, que são da cidade, devem passar a atuar em empresas locais

foto autor

Redação iBahia

05/03/2023 às 23:22 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

				
					Prefeitura de Lauro de Freitas anuncia contratação de baianos resgatados no RS
Foto: Polícia Rodoviária Federal/Divulgação

A prefeitura de Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador, anunciou neste domingo (5) que parte dos baianos que foram resgatados no Rio Grande do Sul em situação análoga à escravidão será contratada por empresas da cidade.

De acordo com comunicado divulgado pela administração municipal, ao todo, dez trabalhadores, que são de Lauro de Freitas, devem ser acolhidos pela iniciativa, em parceria com o Grupo Carrefour e o Parque Shopping Bahia.

Leia também:

Ainda na nota, a prefeitura afirmou que o objetivo é dar oportunidade para que os baianos consigam reorganizar a vida em uma ocupação que devolva dignidade, garanta direitos, segurança e oportunize o crescimento deles.

"A gestão de Lauro de Freitas entende que políticas públicas estruturantes são fundamentais para oferecer acolhimento e apoio às pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade. Por isso, para que não haja descontinuidade dessas políticas, fazermos a inserção/retorno ao mercado de trabalho, por meio do emprego decente e justo, é fundamental", diz a prefeitura na nota.

Uma coletiva foi marcada para a segunda-feira (6), às 10h, para detalhar mais informações sobre o processo, que está sendo tocado pela Secretaria de Trabalho, Esporte e Lazer (SETREL).

Ainda conforme a prefeitura, os trabalhadores seguem acolhidos pela pela Secretaria Municipal de Políticas Afirmativas, Direitos Humanos e Igualdade Racilal (SEPADHIR) - Núcleo Municipal de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Contrabando de Migrantes (NETP), desde a última semana, quando foram resgatados em uma fazenda, na cidade de Bento Gonçalves.

Além desses dez, outros quase 200 foram deslocados para a Bahia novamente após a ação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no local.

Além disso, um outro grupo procurou o Ministério Público do Trabalho (MPT) para informar que também teria sido mantido nas mesmas condições e conseguiu fugir antes da operação acontecer.

Leia mais sobre Bahia no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Bahia