Um menino de 7 anos, morador do município de São José da Boa Vista, no interior de São Paulo, tem atraído a atenção de internautas dentro e fora do Brasil pelo seu talento natural para o desenho. Cinco dias após ser criada, a página do Facebook "Desenhos do Douglas" tinha 114 mil curtidas até a publicação desta reportagem. As criações do desenhista mirim atraíram até a atenção de cartunistas famosos como o americano Ian Jones-Quartey, criador da série animada "OK K.O.!", e o brasileiro Juliano Enrico, criador do desenho animado "Irmão do Jorel". Uma das publicações alcançou mais de um milhão de pessoas.
A ideia de criar a página partiu de Welington Henrique da Silva, de 17 anos, irmão de Douglas. Admirado pela capacidade do caçula em reproduzir personagens de desenhos animados, ele decidiu fotografar o material e começar a publicar na rede social. A página foi criada no último sábado e divulgada no perfil pessoal de Welington, que nunca esperava uma repercussão tão grande.
— Meu irmão sempre desenhou, desenha muito bem demais da conta — orgulha-se ele, com forte sotaque do interior: — Então resolvi criar a página e fui adicionando no meu perfil alguns desenhistas que a gente gosta. Mas é gente famosa, que eu nunca tive contato. As pessoas foram compartilhando e acabou chegando em páginas maiores.
Leia também:
Nos comentários, os internautas elogiam o talento de Douglas, incentivam-no a perseguir o sonho de viver do desenho e brincam com o fato de ele ter bochechas avantajadas. Também chovem pedidos de novos desenhos a serem feitos — o Aranhaverso (uma versão moderna do Homem-Aranha) é o mais requisitado. Além de atender a pedidos, o pequeno Douglas tem recebido presentes para se aprimorar no ofício.
— Na terça-feira, uma pessoa aqui da cidade trouxe um kit de desenho. Anteontem, recebemos um livro de uma pessoa de Minas Gerais que ensina algumas técnicas, e ontem recebemos canetas da empresa Pilot — conta Welington.
Família humilde
Filho de uma empregada doméstica e um servente de pedreiro, Douglas dorme no mesmo quarto dos pais. Welington, o irmão mais velho, tem um quarto separado. A casa de quatro cômodos onde a família mora está localizada em uma área humilde da cidade de São José da Boa Vista, que fica a 219 km da capital paulista.
O sucesso repentino de Douglas pegou de surpresa o servente de pedreiro Sérgio Henrique da Silva, de 52 anos, pai do prodígio. Ao atender o celular — único telefone a que a família tem acesso —, ele comentou que tenta acompanhar de perto.
— Eu e a mãe dele estamos congelados. Ele era acostumado a assistir desenhos na TV e agora isso está fazendo parte da vida dele. Já que é um dom dele, a gente está aceitando a situação, mas estamos de olho, porque a internet é um mundo que tem muita coisa errada. Ele é uma criança e pedimos a proteção de Deus — diz Sérgio, que também gostava de desenhar na juventude: — Quando eu tinha 20 e poucos anos, cheguei a fazer desenhos de coisas na natureza em cartolina e as pessoas queriam botar no quadro.
Curtido por famosos
No domingo, um dia após a criação da página, Douglas realizou um sonho: foi notado pelo cartunista americano Ian Jones-Quartey, criador de sua série animada favorita, "OK K.O.!". Fãs de Douglas fizeram uma campanha no twitter para que o cartunista enviasse uma mensagem para ele. E a resposta chegou na forma de incentivo: "Tell Douglas he's doing a great job! Keep drawing!!!" (em tradução livre para o português: "Diga a Douglas que ele está fazendo um ótimo trabalho! Continue desenhando!!!), escreveu o americano em sua conta no Twitter.
Até terça-feira, a página "Desenhos do Douglas" tinha cerca de 82 mil curtidas. O número saltou para 114 mil depois que o canal "Cartoon Network Brasil" publicou em sua página oficial do Facebook uma homenagem ao menino. Em uma imagem, o canal reuniu mensagens de pessoas que pediam para o talento de Douglas ser notado. A legenda dizia: "Oi, gente! Agradecemos muito a todos que nos mostraram esse queridão que é o Douglas! Douglas, parabéns por seus desenhos!".
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!